Câmpus Águas Lindas realiza debate sobre seu orçamento

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 18h46 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

A atividade foi organizada pelo Comitê de Mobilização Estudantil do Câmpus

Prof. José Carlos Barros Silva, Pró-reitor de Administração, participa de debate sobre os recursos orçamentários do câmpus e do IFG

Na tarde desta quinta-feira, 05, foi realizado um debate no Campus Águas Lindas que envolveu estudantes, técnicos-administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados. Contando com a presença do pró-reitor de Administração, José Carlos Barros Silva, o evento teve a presença de representantes da Direção Geral, do Comitê de Mobilização Estudantil e do Sinasefe, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

O professor Tiago de Araújo, diretor do Campus, apresentou os orçamentos referentes aos anos de 2016 e 2017, além de expor a PLOA (Proposta de Lei Orçamentária Anual) de 2018. O professor explicou que o orçamento é composto de despesas de custeio e de despesas de investimento, tendo sido realizados cortes em instâncias diferentes desses orçamentos.

O pró-reitor José Carlos explicou os procedimentos de composição da PLOA e da matriz orçamentária que é desenvolvida para a alocação dos recursos de cada Campus. Segundo ele, os valores são distribuídos tendo em vista critérios como IDH, número de alunos, custo de laboratórios, valores de contratos, localização do Campus, entre outros.

Sobre os cortes, o prof. José Carlos destacou que no ano de 2017 houve um contingenciamento de 15% das despesas de custeio e de 40% das despesas de investimento. Mas explicou ainda que cada Câmpus apresenta outros gastos que não aparecem em sua LOA (Lei Orçamentária Anual), como transporte, bolsas, manutenção de veículos, assistência estudantil, processo seletivo, licenças de softwares etc.

A professora Camila Marques, representando o Sinasefe, destacou a importância dos movimentos sindicais na defesa dos interesses dos trabalhadores. Ressaltou que os cortes financeiros são evidentes e reforçou a necessidade de ações dos trabalhadores, tendo em vista as movimentações do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) que têm ocorrido na tentativa de garantir as condições orçamentárias adequadas para a Rede Federal.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas