Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EVENTOS

Lives gastronômicas - maio (novas datas)

Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 15h42 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 17h59

Novas datas: 26, 27 e 28 de maio | Local de transmissão: Instagram @alcyr.viana

Alunos, servidores e membros da comunidade externa que acompanharam as últimas lives gastronômicas podem já reservar na agenda as datas das próximas transmissões neste mês de maio.

O conteúdo será veiculado no perfil pessoal do professor do curso técnico em Cozinha do Câmpus Goiânia do IFG, Alcyr Viana (Instagram:@alcyr.viana ). Confira:

Nova Live da semana:

Para encerrar as lives gastronômicas, no dia 30 de maio, o professor Alcyr Viana ensina as técnicas para a produção de madeleine, bolinho de origem francesa. A transmissão será às 17 horas, no perfil do docente. Os ingredientes estão listados no post específicos sobre a live, no perfil @alcyr.viana

 

Lives já transmitidas neste mês de maio:

19 de maio

Nesta live o professor vai explicar as técnicas para a produção de um bagel utilizando ingredientes veganos extraídos de plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Segundo Alcyr, o bagel é uma releitura do pão judaico, muito consumido no Canadá.

20 de maio

Na ocasião, o professor Alcyr Viana recebe Fernando Bebber, de Belo Horizonte. Conhecido como um dos chefs de destaque na área de panificação no Brasil, Bebber vai falar sobre novas técnicas na preparação de pães com fermentação natural.

21 de maio

A live será uma aula na qual o professor ensinará técnicas e métodos de preparo de alguns produtos veganos, como a muçarela e o requeijão veganos, além da água aromática responsável por dar um toque especial a esses e outros preparos da culinária vegana.

 

 

5 de maio

O professor falará sobre a aplicação de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) na produção de pães. A receita da vez será um brioche vegano de cará moela.

6 de maio

E para quem gosta de hambúrguer, essa live traz receita levando casca de abóbora e taioba.

7 de maio

Na quinta-feira, Alcyr ensina a fazer levain, fermentação natural. A live vai abordar as técnicas necessárias para a produção desse fermento utilizado em massas de pães.

12 de maio

A live desta data será uma palestra sobre plantas alimentícias não convencionais e suas possibilidades gastronômicas e econômicas. O professor Alcyr Viana é pesquisador nesta área e trabalha em suas aulas no Câmpus Goiânia as oportunidades que esses ingredientes (PANCs) podem oferecer à gastronomia.

13 de maio

Desta vez o professor recebe a fundadora do Instituto BIO de Teresópolis, Rio de Janeiro, para falar sobre o uso das plantas alimentícias não convencionais na transição para o estilo de vida vegano.

14 de maio

O assunto desta live é “métodos e técnicas de armazenamento de alimentos, inclusive as PANCs”. A transmissão contará com a participação do professor Vitor Moreno, do Câmpus Urutaí do Instituto Federal Goiano.

 

26 de maio

Na terça-feira, 26 de maio, às 19h (horário de Brasília) e às 18h (horário Mato Grosso do Sul), o professor do Câmpus Goiânia e chef, Alcyr Viana, realiza Live (transmissão online e ao vivo) com a chef convidada, Helen Braz. Nascida em Goiânia (GO), a chef Helen atua há mais de 15 anos mostrando todo talento gastronômico em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). Ex- bancária e consultora financeira, fez o curso de gastronomia e aproveitou toda experiência adquirida para abrir seu próprio negócio. Hoje é conhecida como a rainha das quentinhas, com uma proposta slow e comfort food e cozinha afetiva.

27 de maio

Na quarta-feira, dia 27 de maio, às 19h (horário de Brasília), o professor Alcyr Viana irá ensinar e mostrar os segredos dos fundos e aromatizantes, buscando mais sabor de forma natural.


28 de maio
Na quinta-feira, dia 28 de maio, às 18h ( horário de Brasília), a live será com o chef convidado, Marcílio Cavalcante, embaixador da gastronomia paraibana. Marcílio Cavalcante é consultor do Sebrae, especialista em alta gastronomia, chef do buffet Bom Demais, chef do Restaurante Estação Bananeira. Passou pelo Roccio restaurante e outros grandes restaurantes. O chef convidado dará uma aula prática ensinando a fazer o tradicional prato Rubacão.

 

 

 

 

Serviço

Lives Gastronômicas
Datas: 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de maio
Instagram @alcyr.viana

 

 

Fim do conteúdo da página