Lives gastronômicas - junho

Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2020, 17h00 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 10h50

Lives sobre gastronomia | Perfil: @alcyr.viana

Dando continuidade às lives gastronômicas, o professor Alcyr Viana, do curso técnico em Cozinha do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), realizará transmissões ao vivo em seu perfil do instagram. Nelas, ele passará técnicas de preparo de diversas receitas, incluindo pratos feitos com plantas alimentícias não convencionais (PANC).

As lives são uma ação de iniciativa do docente para levar conteúdo a alunos do curso e à comunidade externa durante o período de isolamento social para combate à pandemia de Covid-19.

Confira o cronograma das lives durante o mês de junho:

23 de junho, 19 horas

Que tal aprender a fazer focaccia e pizza utilizando plantas alimentícias não convencionais? O professor Alcyr ensina nessa live as técnicas necessárias para os preparos, além de explicar mais sobre a fermentação natural. Essa live será uma introdução para a transmissão que será realizada no dia 27 de junho.

25 de junho, 19 horas
Nesta live o professor mistura as tradições das cozinhas goiana, maranhense e sul-mato-grossense ao ensinar uma galinhada de cuxa a comitiva.

26 de junho, às 19 horas

Na oportunidade, o prof. Alcyr Viana bate um papo com a nutricionista Lilian Mattos, para abordar as novidades do mercado de alimentos. Também será discutido o aumento da rigorosidade em práticas da área, tais como: recebimento, armazenamento, preparação, descarte e higienização de alimentos, além da limpeza e adequação do espaço físico (perfil: @alcyr.viana).

27 de junho, às 17 horas

No sábado, o prof. Alcyr participa de uma live para ensinar técnicas e métodos de preparo de pães artesanais com plantas comestíveis não convencionais (PANC). A live será transmitida no canal do chef Fernando Beber (perfil: @ofernandobeber)

Lives já realizadas

2 de junho, 19 horas
O professor fará um nhoque de banana da terra com ragu da casca do fruto e PANC (perfil: @alcyr.viana).

3 de junho, 19 horas
O chef André Barros, do Country Clube de Goiás e participante da primeira temporada do programa Mestre do Sabor, na TV Globo, é o convidado da live que vai falar sobre a valorização dos ingredientes regionais do Centro-Oeste e das plantas alimentícias não convencionais (perfil: @alcyr.viana).

4 de junho, 19 horas
A live será uma aula de cozinha regional brasileira com o chef Fagner Figueirêdo, do Faniif Restaurante, localizado em Caruaru, Pernambuco (perfil: @alcyr.viana).

6 de junho, 16 horas

O professor ministrará aula prática com o chef boulanger Fernando Bebber de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na live serão passadas técnicas e métodos na preparação de pães artesanais (perfil: @alcyr.viana).

8 de junho, às 19 horas

A live vai ensinar como preparar um ravióli de flor de vinagreira, além de abordar outras Panc's (perfil: @alcyr.viana).

16 de junho, 19 horas

O professor do Alcyr Viana recebe o Chef Paulo Machado para falar sobre cozinha pantaneira e o projeto FoodSafari. Autor do livro Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores, Paulo Machado é criador do projeto FoodSafari, que promove integração por meio da gastronomia, em diversos locais e culturas.

18 de junho, 19 horas

A apresentação tem como foco as técnicas de preparo dos blinis com caruru e soja saltada. Na ocasião, o professor mesclar as cozinhas francesa e peruana, mas com ingredientes e plantas alimentícias não convencionais regionais.

Lives Gastronômicas
Local: perfil @alcyr.viana , no instagram