Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Goiânia, 16 de novembro de 2018

Publicado: Sexta, 16 de Novembro de 2018, 12h35 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 12h45

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Professora de uma escola pública de Brasília trabalha valores de solidariedade com alunos

Prazo para renovação de contratos é prorrogado para 23 de novembro

Gabarito oficial já está disponível para consulta na internet

Ministro da Educação participa do lançamento do Projeto Sirius, um acelerador de elétrons

Política de educação especial será debatida em audiência

UOL EDUCAÇÃO

Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018

Encceja 2018: resultado para o ensino médio já está disponível 

CORREIO BRAZILIENSE

Viviane Senna pode assumir ministério da Educação

Concluintes inscritos no Enade 2018 podem consultar o local de prova

Universitários promovem desfile de moda

GLOBO.COM

Revalida já aprovou 459 médicos cubanos desde 2011

12 novas profissões estão na lista de apostas de especialistas para carreiras que devem surgir no futuro

 

N O T Í C I A S DA E D U C A Ç Ã O

==================================================================

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

TRILHAS DA EDUCAÇÃO

Professora de uma escola pública de Brasília trabalha valores de solidariedade com alunos

Vai além do apelo comercial o que uma temporada natalina pode oferecer. Essa é a percepção que a professora Danielle Ferreira da Silva vem desenvolvendo, cotidianamente, entre os alunos de educação infantil da Escola Classe 68 de Ceilândia. No período em que todos se preparam para as festividades de fim de ano, ela aproveita e trabalha com as crianças os valores da solidariedade. Sua ação, que tem tido sucesso, é o tema de Trilhas da Educação, programa da Rádio MEC que vai ao ar nesta sexta, 16.

Desse trabalho faz parte uma campanha que ela e os demais professores estão fazendo para arrecadar brinquedos. “Esta é uma época de amor, e está todo mundo envolvido”, resume a professora. Ansiosas pela chegada dos presentes, as crianças se empenham nas tarefas demandadas pela ação – escrever cartinhas e fazer desenhos com os pedidos. “Para os meus alunos, eu expliquei: olha, você pode pedir o que você quiser, mas você vai ficar feliz se ganhar qualquer outra coisa? ”, relata. “Eles sempre dizem: ‘sim, qualquer coisa que eu ganhar, eu vou ficar feliz’. Eles estão na expectativa. ”

Trata-se de uma campanha aberta, que envolve não só a comunidade local, como quem mais quiser participar. As doações podem contemplar os pedidos das crianças. E diversidade é o que não falta nos desejos, conta a professora. “Um aluno pediu uma bolinha de sabão. Um pediu um drone; outro, um o helicóptero; uma, a Barbie e a sorveteria da Barbie; e outra só pediu uma bonequinha. Teve uma que pediu vestido com brilho. Uns sonharam bem alto, outros não: ‘quero só uma bolinha de sabão e pronto’.”

Atividades – Nesta etapa, explica Danielle, tudo é estímulo e aprendizado – passando pelos temas propostos pelo currículo escolar e alcançando noções de autocuidado e convivência com os outros. “A gente trabalha muito com a questão lúdica, aspectos corporais, coordenação motora, linguagem oral e escrita”, resume. “Eles aprendem também o nome, conhecem todas as letras do alfabeto associando a gravuras, os numerais até dez, formas geométricas, cores... Trabalhamos também o cuidado que precisam ter consigo mesmos e com o outro; a aceitação de diferenças. Isso, assim, resumindo porque é muita coisa.”

Nas atividades em sala de aula, o assunto das cartinhas de fim de ano é tema frequente. Certo dia, um dos alunos questionou a existência de Papai Noel. A resposta, dada por um dos meninos da turma, deixou a professora orgulhosa.  Ela conta a história: “Rapidinho, um coleguinha se levantou e falou: ‘olha, o Papai Noel existe e é quem vai te dar o presente. Tipo assim: a mamãe é o Papai Noel; se for o titio, o titio é o seu Papai Noel, igual às pessoas a quem a tia Dani pediu os presentes. Elas são os nossos papais noéis’. Eu achei tão fofo porque entendeu direitinho o recado.”

Acolhimento – Todo o empenho de Danielle é para que as crianças se divirtam e sintam-se também acolhidas, já que várias, em situação de vulnerabilidade, nem sempre podem contar com a alegria de serem presentadas. “São muitas crianças em situação de carência”, relata a professora. “[No caso da] maioria dos alunos, os pais trabalham no comércio, são catadores, vendedores de balinhas, às vezes não trabalham... E o que a gente pode fazer é tornar [a realidade deles] um pouco mais agradável.”

Para o início de dezembro, já está sendo preparada uma festinha, que assinalará o dia da entrega das doações. “Inicialmente, estamos pedindo só o brinquedo, mas tudo que for doado é bem-vindo”, lembra Danielle. “Se alguém tiver disponibilidade e quiser doar salgadinhos, um bolo, com certeza nós vamos aceitar e ficar supergratos.”

As doações podem ser feitas diretamente na escola, na QNR 02, Conjunto 02, em Ceilândia. Também é possível entrar em contato pelos telefones (61) 99344-9980 e (61) 99183-4635. “É muito legal porque as pessoas ajudam, então, a gente fica [feliz]: puxa, acontece, é real”, comemora a professora. O prazo para a entrega dos presentes se encerra no dia 30 de novembro.

Assessoria de Comunicação Social

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FIES

Prazo para renovação de contratos é prorrogado para 23 de novembro

O prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2018 foi prorrogado para o dia 23 de novembro. Até então, a data final para fazer o aditamento era esta sexta, 16 de novembro. Devem fazer o aditamento pelo sistema SisFies os estudantes que contrataram o financiamento até 31 de dezembro de 2017.

De acordo com o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, afirmou Pinheiro, lembrando que é fundamental que os alunos acessem o SisFies o quanto antes e não deixem para a última hora.

É importante esclarecer que os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que, de acordo com a Lei nº 13.530, de 7 de dezembro de 2017, é o Agente Operador do Novo Fies.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para depois as informações serem validadas pelos estudantes no sistema. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados no SisFies.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica) para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Novo Fies – Estudantes que ingressaram no Fies a partir de 2018 já entraram em um novo sistema de financiamento. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, em que o programa está dividido em várias modalidades diferentes que oferecem condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia para cada candidato.

Assessoria de Comunicação Social

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENEM 2018

Gabarito oficial já está disponível para consulta na internet

O gabarito oficial da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na página da internet e no aplicativo do exame, assim como os cadernos de questões, que, em todas as suas versões, permitem ao usuário fazer download. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis cadernos de questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

No primeiro domingo, 4 de novembro, os participantes tiveram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo domingo, 11, foram aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Questão anulada – Após constatar que uma questão da prova de matemática e suas tecnologias do Enem 2018 havia sido aplicada em vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Ministério da Educação instaurou sindicância para apurar responsabilidades.

O item da prova foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC. Em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada.

A questão foi elaborada em 2012 para o Inep por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, foi utilizada no vestibular da própria universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter acontecido. Quando há ocorrência de anulação no Enem, a questão anulada deixa de ser considerada durante o processamento e o cálculo das proficiências de todos os participantes do exame.

Provas – Entre as opções com acessibilidade, o Inep oferece as provas ampliada e superampliada, que são azuis para o primeiro domingo e amarelo para o segundo; e as provas ledor, de cor laranja. O caderno verde, por sua vez, foi o que acompanhou a videoprova em linguagem brasileira de sinais (libras). Além dele, o Inep tornou disponíveis todos os vídeos da videoprova em seu canal no Youtube. Isso permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem em sua primeira língua.

Assessoria de Comunicação Social

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TECNOLOGIA

Ministro da Educação participa do lançamento do Projeto Sirius, um acelerador de elétrons

Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 14, na sede do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), o ministro Rossieli Soares participou, ao lado do presidente Michel Temer, do lançamento da primeira etapa do Projeto Sirius – o novo acelerador de elétrons desenvolvido pelo Cnpem, organização supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O equipamento tem a função de gerar luz síncrotron, um tipo de luz especial de altíssimo brilho capaz de revelar, em alta resolução, estruturas dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas, vírus, rochas, plantas, ligas metálicas e outros. Seu uso é aplicável em áreas diversificadas, como agricultura, saúde e exploração de petróleo e gás.

“A inteligência que estará aqui nos próximos anos precisa ser fortificada, e temos tido muito apoio”, destacou Rossieli Soares, durante o evento. “Temos aqui uma sementinha para o início de uma nova instituição de ensino superior, para a formação dos profissionais, cientistas e outras pessoas que usarão essa tecnologia para transformar nosso país”.

O presidente Michel Temer também exaltou a importância desse avanço tecnológico. “É o Brasil mostrando ao mundo como se faz pesquisa de ponta”, declarou. “Será um laboratório aberto à comunidade internacional, porque, como sabemos, as grandes descobertas são obras de parcerias. Daqui poderão sair soluções para problemas globais. Estou certíssimo de que teremos muito a comemorar com o trabalho que aqui será realizado. Prestigiar a ciência é um dos deveres que devemos cumprir com muita satisfação.”

O Sirius é composto por três aceleradores de elétrons. Nesta primeira etapa, foram concluídas as obras civis do prédio que abriga a infraestrutura de pesquisa. Também foram entregues, montados, dois dos três aceleradores de elétrons. O terceiro acelerador já está em processo de montagem e integra a próxima etapa do projeto, prevista para o segundo semestre de 2019. Ela será marcada pelo início da operação do Sirius e a abertura das seis primeiras estações de pesquisa. O projeto completo inclui outras sete estações de pesquisa, denominadas “linhas de luz”, que deverão entrar em operação até 2021.

Recursos – Neste mês, por meio de um contrato de gestão do qual o MEC é interveniente, foram liberados R$ 15 milhões, destinados à execução do projeto Centro Internacional de Ensino de Ciências e suas Aplicações (CIEnCia), proposta pedagógica desenvolvida pelo Cnpem.

Organização voltada à formação, em nível superior, de recursos humanos em ciências e desenvolvimento de novas tecnologias, o Cnpem é reconhecido por sua capacidade de viabilizar soluções inovadoras. Dentre suas experiências bem-sucedidas em formação complementar de recursos humanos qualificados, destaca-se o Programa Bolsas de Verão, que, realizado em tempo integral, sempre em janeiro e fevereiro de cada ano, contempla estudantes de graduação em ciências da vida e exatas do Brasil e da América Latina e Caribe.

Assessoria de Comunicação Social

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EDUCAÇÃO

Política de educação especial será debatida em audiência

O Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão de apoio à Pasta, realizarão uma audiência pública para debater a proposta de atualização da Política Nacional de Educação Especial. A reunião será realizada na próxima segunda-feira, 19, das 9h às 13h, na sede do CNE, em Brasília.

O objetivo do encontro é esclarecer e discutir a proposta, com vistas à revisão, pelo CNE, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial. O texto em discussão é resultante de visitas técnicas nas cinco regiões brasileiras, estudos, levantamentos, debates, relatórios de consultorias e escutas de segmentos da sociedade interessados no assunto, como integrantes da educação especial, familiares, representantes, educadores, pesquisadores e lideranças na área.

A proposta de atualização encontra-se em consulta pública na internet. Para participar da audiência, os interessados devem confirmar presença por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até a próxima sexta-feira, 16. Para manifestar-se na Audiência Pública, a inscrição poderá ser realizada no local do evento, logo após o credenciamento e ao longo da Audiência, na medida do tempo disponível, observado o limite de um representante por órgão, entidade ou associação.

Assessoria de Comunicação Social

==================================================================

UOL EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada.

De acordo com a nota do Inep, a questão foi anulada por já ter sido utilizada no Vestibular 2013/2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O instituto afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar o caso, podendo resultar em processo administrativo, cível ou criminal.

Segundo o Inep, a questão foi elaborada em 2012 para compor o Banco de Itens do Enem. O responsável pela elaboração foi um professor que tinha vinculo com a UFPR. Apesar da relação de serviço entre o profissional e a universidade, o uso de material feito exclusivamente para o Enem é proibido em outras provas.

Como são definidas as questões do Enem?

A formação do Banco Nacional de Itens, relação das questões que ficam à disposição do Inep para o Enem, começa com a publicação do Edital de chamada pública para selecionar os colaboradores que irão formular as perguntas.

Os colaboradores selecionados são treinados por capacitadores das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza.

O Inep determina parâmetros para a elaboração das questões. Com base nas regras do instituto, os colaboradores formulam os itens, os quais vão para um revisor-técnico. Na sequência, especialistas das quatro áreas autorizam ou reprovam o conteúdo.

Como as questões são testadas e guardadas?

As questões são aplicadas para estudantes do ensino médio. Os participantes das provas não ficam sabendo que estão em um teste de questões para o Enem, com o objetivo de manter o sigilo do conteúdo.

As perguntas aprovadas nos testes passam a integrar o Banco Nacional de Itens. As questões são armazenadas no chamado Ambiente Físico Integrado Seguro, local com entrada permitida apenas para alguns servidores do Inep e que só pode ser acessado com identificação biométrica.

O Enem 2018

A prova de Matemática fez parte do último dia do Enem 2018, no domingo, 11 de novembro, juntamente com a área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). O exame começou no dia 4 deste mês e também teve perguntas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e uma Redação.

Prova de Química foi a mais difícil de todas as edições do Enem

O gabarito do Enem 2018 será publicado amanhã (14). Enquanto as respostas oficiais não saem, aproveite para conferir a Correção Comentada do Brasil Escola!

O resultado do Enem 2018 está previsto para o dia 18 de janeiro de 2019. Mais informações no Especial Enem 2018 do Brasil Escola.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EDUCAÇÃO

Encceja 2018: resultado para o ensino médio já está disponível

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 12 de novembro, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para conclusão do ensino médio.

Foram aprovados os participantes que tiverem 100 pontos em cada área do conhecimento (prova objetiva) - etapa que vai até 200 pontos - e mínimo de cinco pontos na redação (sendo a pontuação máxima 10 pontos).

Os participantes que alcançaram a nota necessária terão que procurar as Secretarias de Educação para a solicitação do certificado de conclusão do ensino médio.

Os estudantes que conseguiram a pontuação mínima em uma ou mais disciplinas também podem procurar as Secretarias, mas para solicitar a declaração de proficiência. Com este documento, o participante não precisa fazer no próximo Encceja as provas em que alcançou a nota.

Provas

As provas do Encceja Ensino Médio foram aplicadas em 5 de agosto. Os participantes contaram com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e uma Redação.

Privados de Liberdade também puderam participar, sendo as provas aplicadas para eles em 18 e 19 de setembro.

O Encceja ensino médio destinou-se aos participantes com idade mínima de 18 anos que não tinham concluído os estudos.

Encceja Ensino Fundamental

O resultado do Encceja para o ensino fundamental será divulgado em 10 de dezembro. Os participantes também fizeram as provas em 5 de agosto, as quais foram constituídas de questões de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, além da Redação.

O Encceja desta modalidade foi para quem tinha idade mínima de 15 anos na data da prova e que não concluiu o ensino fundamental.

Encceja Exterior

Brasileiros que moram no exterior também pudeRam participar do Encceja. As provas foram aplicadas em 16 de setembro na Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

Os privados de liberdade que são brasileiro e estão na Guiana Francesa (Caiena), Japão (Tóquio) e Turquia (Istambul) participaram do Encceja 2018 de 17 a 28 de setembro.

==================================================================

CORREIO BRAZILIENSE

EDUCAÇÃO

Viviane Senna pode assumir ministério da Educação

Na manhã desta quarta-feira (14), a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), reuniu-se com a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, em Brasília.

A assessoria de imprensa do Instituto confirmou a reunião, que não havia sido divulgada, e disse que o convite foi feito para apresentação de propostas para a educação. Em nota, informaram que "essas contribuições são fruto do know-how de quase 25 anos da instituição, que pesquisa e desenvolve conhecimento com base em evidência científica e empírica para contribuir na construção de políticas públicas de educação mais inovadoras, eficazes e equitativas. Com isso, a organização se disponibilizou a compartilhar sua expertise em temas como alfabetização na idade certa, formação e valorização de professores, gestão educacional, implementação da Base Nacional Comum Curricular e educação integral (que envolve mais que ampliação do tempo e refere-se ao desenvolvimento pleno do estudante nas dimensões cognitiva e socioemocional, promovendo competências para o século 21 como pensamento crítico, colaboração e criatividade, entre outras)."

Viviane Senna está sendo apontada como possível nova ministra da Educação, pasta hoje ocupada por Rossieli Soares. Nomes como Stavros Xanthopoylos, diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e de Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), haviam sido cotados para assumir a pasta.

Viviane Senna é irmã do piloto Ayrton Senna. É graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e tem especialização em psicologia junguiana. Além de presidir o Instituto Ayrton Senna. O Instituto foi criado em 1994, logo após a morte de Ayrton, com o objetivo de criar oportunidades para que jovens e adultos tenham acesso à educação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EDUCAÇÃO

Concluintes inscritos no Enade 2018 podem consultar o local de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 pode ser acessado para consulta dos estudantes no site. O documento foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados).

O Cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade ou pelo Aplicativo Enade, após preenchimento do CPF e senha cadastrada na inscrição. A visualização é condicionada ao preenchimento do Questionário do Estudante.

As provas serão aplicadas em 25 de novembro, em todo o país, para mais de 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, de acordo com horário de Brasília. O exame começará às 13h30 e termina às 17h30.

Cursos avaliados – Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social - jornalismo, comunicação social - publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão da qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRECONCEITO

Universitários promovem desfile de moda

Estudantes do curso de design de moda do Centro Universitário Iesb promovem nesta quarta-feira (14) um desfile de moda. A ideia é celebrar a diversidade e diferença de ideias para explorar o novo e trabalhar com temas polêmicos. O Fashion Show é gratuito e ocorre no câmpus da Asa Sul, às 19h.

No evento, estudantes de todos os semestres apresentarão as coleções, cujo tema é “Diversidade”. A criação das peças de roupas veio como parte dos Projetos Integradores (PI) – disciplina que põe em prática todo o conteúdo dado no semestre. Toda a produção e organização do Iesb Fashion Show é feita por alunos, inclusive de outros cursos, como design gráfico, estética e jornalismo. Outra finalidade do projeto é mostrar a criatividade dos universitários.

IESB Fashion Show

Data: 14/11
Horário: às19h
Local: Iesb Asa Sul

==================================================================

GLOBO.COM

EDUCAÇÃO

Revalida já aprovou 459 médicos cubanos desde 2011

Desde 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, já aprovou 459 médicos de nacionalidade cubana, segundo um levantamento obtido pelo G1 neste ano. A grande maioria dos médicos que fazem o exame são brasileiros que fizeram a graduação em medicina fora do país. Considerando apenas os médicos estrangeiros, os cubanos representam a segunda nacionalidade com o maior número de aprovados no Revalida.

Nesse quesito, Cuba fica atrás apenas da Bolívia, que já teve 491 médicos aprovados no Revalida. Segundo os dados, a taxa de aprovação de Cuba no Revalida é de 28,8%, a sétima mais alta, superior inclusive que a de candidatos de naturalidade brasileira.

O levantamento, publicado em março pelo G1, leva em conta todas as edições já concluídas do Revalida desde 2011. A edição 2017 do exame ainda está em andamento: a segunda fase será realizada neste sábado (17) e domingo (18).

Cuba deixa o Mais Médicos

Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O governo cubano citou "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro declarou que expulsaria os médicos cubanos do Brasil por meio do exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A intenção também estava em seu programa de governo.

Após o anúncio, o presidente eleito usou sua conta no Twitter para comentar o assunto:

Condicionamos a continuidade do programa Mais Médicos à aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou", escreveu ele na rede social.

Na tarde desta quarta, em entrevista coletiva em Brasília, Bolsonaro afirmou que, assim que ele assumir a Presidência, o governo brasileiro dará asilo a todos os cidadãos cubanos que solicitarem a proteção.

Sobre o Revalida

O exame foi criado em 2011 para unificar o processo de validação de diplomas de medicina obtidos no exterior, que antes era feito por diversas universidades públicas em processos distintos. A prova é um requisito obrigatório para qualquer médico – de nacionalidade brasileira ou estrangeira – poder exercer a profissão de medicina no Brasil.

Revalida e Mais Médicos

Porém, nenhum médico com diploma obtido no exterior que atua no programa Mais Médicos precisa participar do Revalida e validar o diploma. Isso acontece porque o Mais Médicos contrata os profissionais por meio de uma bolsa-formação, ou seja, eles não possuem vínculo empregatício.

No caso dos médicos cubanos, além de não precisarem fazer o Revalida, eles são remunerados de maneira distinta, por meio de um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A decisão de permitir que os profissionais do Mais Médicos continuem participando do programa sem passar pelo Revalida passou inclusive pelo crivo do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em novembro de 2017, manteve as regras de dispensa do Revalida e do valor diferenciado para médicos cubanos

Já os médicos que forem aprovados no Revalida estão livres para atuarem na profissão no país com contratos de trabalho.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INOVAÇÃO

12 novas profissões estão na lista de apostas de especialistas para carreiras que devem surgir no futuro

O que fazer se seu robô quebrar? Como saber com antecedência que um desastre natural pode ocorrer em determinado local? Quem você deve procurar para programar sua viagem de férias pela órbita da Terra? É possível nos tornarmos menos susceptíveis a doenças?

Esses podem ser questionamentos comuns nas próximas décadas, segundo o 8º Mapa do Ensino Superior, elaborado pelo Semesp, entidade representante de instituições de ensino superior. E as respostas, segundo o documento, virão por meio de novos profissionais - que dominarão conceitos de inteligência artificial, de programação e de computação matemática.

Em todas as áreas - de educação até agricultura e veterinária -, habilidades em tecnologia serão essenciais. Além delas, cratividade, inovação, gestão e empreendedorismo também darão maior chance de um empregador se encaixar no mercado de trabalho.

A seguir, confira doze exemplos de profissões que, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Semesp, surgirão nos próximos anos:

Agricultor digital

Esse profissional usará a tecnologia para aprimorar os processos na agricultura. Poderá, por exemplo, usar drones para acompanhar plantações e estudar recursos digitais que auxiliem na análise das condições meteorológicas.

Agricultor urbano

No futuro, segundo o estudo, deve aumentar o cultivo de alimentos nas grandes cidades. Um profissional que domine conceitos de engenharia agrônoma, nutrição, agricultura e urbanismo pode se destacar no mercado.

Defensor da ética tecnológica

O profissional fará a intermediação entre humanos, robôs e inteligência artificial. Será preciso dominar conhecimentos em filosofia e ética.

Gestor de novos negócios em inteligência artificial

Nessa função, a responsabilidade principal será desenvolver programas que acelerem negócios em inteligência artificial. É preciso ter perfil comercial para vendas e conhecimentos de programação e gestão.

Gestor de resíduos

O profissional atuará em parceria com o governo para pensar em políticas públicas que deem o direcionamento correto aos resíduos industriais. Um dos desafios será transformar o lixo em uma fonte de renda. Que conhecimentos ter nessa área? De engenharia química, ecologia, direito e relações públicas. Desenvolvedor de materiais educacionais online

O crescimento da modalidade não-presencial e a tendência de utilizar tecnologias para adquirir conhecimento motivarão a busca por profissionais que pensem no design dos materiais didáticos online: diagramação, editoração ou edição de vídeo.

Especialista em impressão 3D de grande porte

O especialista gerenciará operações de impressoras 3D para grandes construções. A tendência, inclusive, é que a área seja um novo ramo da engenharia civil.

Engenheiro climático

O profissional terá como função desenvolver novas tecnologias capazes de prever desastres climáticos – ou de evitar que aconteçam. O cargo exigirá conhecimentos em meteorologia, engenharia agrícola, cartografia e agronomia.

Hacker genético

De acordo com o relatório, o corpo humano poderá ser aperfeiçoado, no futuro, para se tornar mais resistente a doenças. Será necessário ter conhecimento em genética, computação, matemática, fisiologia e medicina.

Controlador de tráfego

Segundo as previsões do relatório, haverá mais veículos autônomos e drones no futuro. Consequentemente, surgirá a necessidade de um profissional que gerencie o espaço rodoviário e aéreo, por meio de ferramentas de inteligência artificial.

Guia de turismo espacial

As viagens, daqui a algumas décadas, poderão ir além de praias paradisíacas. A órbita da Terra também será um plano para as férias – e o mercado precisará de profissionais que elaborem roteiros e dominem quais ambientes podem ser explorados. Técnico de manutenção de robôs

Se, atualmente, procuramos conserto para um aspirador de pó ou um secador de cabelo, é possível que, futuramente, busquemos alguém que repare problemas dos nossos robôs pessoais.

==================================================================

Clipping da educação, encaminhado pela Diretoria de comunicação social do IFG, todas as sextas.

 


Fim do conteúdo da página