ptenfrdeites

Você está aqui: Página inicial

I Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia

Criado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 16h22 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 11h43
Dia: 7 a 9 de agosto de 2017.  Local:  IFG Câmpus Itumbiara

O atual modelo de consumo mundial de energia impõe, para os próximos anos, sérias mudanças na relação produção-consumo de energia, o que deverá exigir mudanças de comportamento, recursos humanos capacitados para elaborar novas estratégias e rotas na produção de energéticos modernos.

As estratégias para o uso racional e eficiente das fontes de energia fósseis vem sendo amplamente exploradas pelo homem, assim como os esforços no desenvolvimento de conhecimentos científicos e técnicos direcionados para o estudo de novas fontes, dentre elas, as fontes renováveis de energia. Essas questões são prioritárias para o momento presente e de subsistência para o futuro.

No Brasil, embora a matriz energética seja reconhecidamente limpa, pela geração de energia hidráulica, a ampliação da oferta de energia para sustentar o crescimento econômico demanda investimentos elevados, de longo prazo, em hidrelétricas cada vez mais distantes dos centros de consumo, com forte impacto ambiental. A relevância da diversificação da matriz energética brasileira se faz necessária buscando alternativas para aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica, além de permitir a valorização das características e as potencialidades regionais e locais.

As energias renováveis e não poluentes vêm desempenhando um papel cada vez mais importante dentro dos sistemas energéticos. Sua inserção no sistema elétrico está relacionada, principalmente, às preocupações no âmbito energético e ambiental.

A formação de profissionais que possam discutir e atuarem neste novo paradigma do setor elétrico exige, necessariamente, que os mesmos tenham capacidade de atuarem em diversos temas, tais como: redes inteligentes, geração distribuída, microredes de energia, qualidade e a eficientização energética, entre outros.

Assim, com objetivo de promover o primeiro de uma série de eventos relacionados às Fontes Renováveis de Energia, a coordenação do curso de especialização em Fontes Renováveis de Energia, promoverá discussões, palestras e minicursos sobre o tema citado com a participação da comunidade interna e externa, bem como, de profissionais que atuam no setor energético.

SERVIÇO:

I Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia
Quando: 7 a 9 de agosto de 2017.
Público-alvo: alunos da pós-graduação, dos cursos superiores em Engenharia e comunidade externa em geral.
Inscrições gratuitas pela página eletrônica: https://www.doity.com.br/workshop-fre-ifg-itumbiara

07 de Agosto

Credenciamento

Atividade Cultural

Solenidade de Abertura Oficial

Reitoria-IFG

Conferencia de abertura – Representante Enel GREEN POWER – Os desafios das energias renováveis no Brasil e o papel da Enel Green Power neste cenário.

08 de Agosto

Minicurso 01

Micro e MineGeração por meio de Fonte Solar Fotovoltaica

Resp.: José Carlos Pereira Tormim – Eng. Eletricista e Diretor Executivo da MTEC Energia - DF

Palestra 01

O Mercado Brasileiro para a Geração Distribuída: Perspectivas Futuras

Palestrante: Dr. Gustavo Malagoni Buiati

(Presidente da Empresa Alsol Energias Renováveis)

Palestra 02

Panorama das Fontes Renováveis de Energias no Brasil e no Mundo e as políticas públicas voltadas para o setor.

Palestrante: Dr. Demóstenes Barbosa Silva

Presidente da BASE Energia Sustentável.

09 de Agosto

Minicurso 02

Revisões Brasileira da NBR5410: Características de Segurança nas Instalações Elétricas e suas Implicações nas Instalações Fotovoltaicas conectadas à rede elétrica de distribuição.

Resp.: Vinícius Ayrão Franco– Consultor e Eng. Eletricista pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, e Gestão Empresarial pela FGV – Membro do Comitê Revisor da Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão