Apresentação do PPGECM/IFG
Histórico
O Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática tem suas origens nos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Goiás (IFG)-Câmpus Jataí e no desejo de oferecer um curso de pós-graduação stricto sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.
No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.
Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso tem reforçado o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representa a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática. Em síntese, o curso de especialização do IFG tem possibilitado aos professores e interessados na área de Educação Científica e Matemática uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.
Não obstante a relevância da atuação do IFG nos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, este mestrado profissional se apresenta como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (textos, aplicativos, DVDs, CDs e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.
O projeto do curso foi elaborado em 2011, por uma equipe formada por professores e servidores técnicos administrativos do Câmpus Jataí, a saber: Luciene Lima de Assis Pires, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, Mara Sandra de Almeida, Marta João Francisco Silva Souza, Nilda Maria de Carvalho e Rodrigo Claudino Diogo. E foi aprovado pela CAPES no início de 2012.
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