Manual do Aluno
ROTINAS ACADÊMICAS
A leitura dos diversos procedimentos acadêmicos é fundamental para o entendimento das regras relacionadas com a sua vida acadêmica no IFG
MATRÍCULA
Lembre-se a matrícula é realizada na CORAE
A matrícula é ato formal que garante o vínculo acadêmico do estudante com a Instituição. Ao ingressar na Instituição o estudante deve, obrigatoriamente, matricular-se em todas as disciplinas oferecidas no primeiro período do curso
A escolha de disciplinas é realizada através do acesso WEB, para o primeiro acesso você vai precisar do numero do CPF e da matrícula
Acesse: https://suap.ifg.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/
RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA
A renovação da matrícula é realizada pelo acesso WEB: http://academicoweb.ifg.edu.br/
A Matrícula deve, obrigatoriamente, ser renovada a cada período letivo em data e procedimentos previstos no calendário acadêmico da Instituição. A não renovação da matrícula implica no cancelamento da matrícula do estudante.
Os cursos de graduação adotam regime de matrícula por disciplina respeitando-se o ordenamento proposto no projeto pedagógico do curso, observados, seu(s) pré-requisito(s) e co-requisito
PRÉ-REQUISITO E CO-REQUISITO
- Pré-requisito é a disciplina anteriormente cursada necessária para a continuidade dos estudas na disciplina requerida e/ou um número mínimo de horas já convalidadas do curso.
- Já Co-requisito é a disciplina cursada em concomitância, ou seja, junto com outra, por exigência do projeto do curso
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
O trancamento de matrícula só pode ser solicitado a partir do segundo período do curso.
O trancamento regular de matrícula no curso poderá ser requerido uma única vez, por um prazo de dois períodos letivos, prorrogável por mais um.
Após o prazo concedido de trancamento, o estudante deverá protocolar pedido de reabertura de matrícula sob pena de perda do direito a vaga
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
No IFG a média mínima para aprovação em cada disciplina é 6,0 (seis) pontos.
Para fins de registro no Sistema de Gestão Acadêmica, a média final nas disciplinas terá grau variando de 0 (zero) a 10 (dez), com apenas uma casa decimal, sendo resultante de no mínimo duas avaliações diferenciadas e estabelecidas no plano de ensino e anotadas na pauta de registro diário das disciplinas
Perdeu uma Avaliação?
SEGUNDA CHAMADA DE PROVA
Lembre-se são só 3 dias!!!
A avaliação em segunda chamada é concedida ao estudante que, por motivos legais devidamente comprovados, perder avaliações programadas.
Para tanto, o estudante deve protocolar requerimento até três dias úteis após a realização da avaliação na qual não compareceu. O não comparecimento do estudante à avaliação de segunda chamada implicará definitivamente no registro da nota zero.
FREQUÊNCIA PARA APROVAÇÃO
Para ser aprovado na disciplina deverá alcançar o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de presença.
O Calendário acadêmico da Instituição estabelece as datas limites para divulgação das médias semestrais, frequências totais e para o lançamento das mesmas no Sistema de Gestão Acadêmica para consulta do boletim de desempenho acadêmico pelos discentes
Ficou com dúvidas quanto a sua nota?
PEDIDO DE REVISÃO DE NOTA
O discente que discordar do resultado obtido em qualquer verificação de aprendizagem poderá requerer revisão no prazo de dois dias úteis após a comunicação do resultado, por meio de processo protocolado ao Departamento responsável pelo respectivo curso
Seu curso não é só disciplinas!Veja o que mais você precisa saber:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Consulte: http://ifg.edu.br/documentos-ensino?showall=&start=1
As horas destinadas às atividades complementares integram o currículo dos cursos regulares que são ofertados pelo IFG sendo obrigatório o seu cumprimento durante o período que o estudante esteja cursando as disciplinas constantes na matriz curricular.
As horas destinadas às atividades complementares serão desenvolvidas e convalidadas conforme estabelecido pelo Regulamento Específico, aprovado pelo Conselho Superior da Instituição.
APROVEITAMENTO E DISPENSA DE DISCIPLINAS
Cursos Técnicos Integrados:
- De acordo com o regulamento da modalidade não haverá aproveitamento de disciplinas para a mesma.
Cursos de Técnicos Subsequentes:
- Somente no ato de ingresso no curso é facultado ao estudante portador de diploma de cursos de educação técnica de nível médio e/ou a de nível superior, solicitar aproveitamento de estudos para efeito de dispensa de disciplinas.
Cursos de Graduação:
- É facultado ao estudante requerer aproveitamento de estudos para efeito de dispensa de disciplinas de acordo com o regulamento acadêmico e as datas estabelecidas no calendário acadêmico.
EXAMES DE PROFICIÊNCIA
O calendário acadêmico da Instituição estabelecerá para cada período letivo, os prazos para as solicitações de exame de proficiência para os cursos superiores para efeito de aproveitamento de estudos e dispensa de disciplinas, obedecendo à regulamentação específica da instituição.
MUDANÇA DE CURSO
O calendário acadêmico estabelece o período para, mediante processo seletivo, o preenchimento das vagas remanescentes destinadas à mudança de curso independente do câmpus de origem
PERDA DO DIREITO À VAGA
- Perderá o direito a vaga no curso o discente que:
- Não renovar matrícula a cada período letivo;
- Não integralizar o cursos no prazo máximo de conclusão estabelecido pelo projeto de curso.
Ainda:
Cursos de Técnicos Integrados:
- Reprovar duas vezes consecutivas na mesma série;
- Não comparecer às aulas 15 dias letivos consecutivos após efetivar a matrícula no ato de ingresso no curso
Cursos de Técnicos Subsequentes:
- Ser reprovado duas vezes consecutivas por falta e/ou nota em todas as disciplinas;
- Não comparecer às aulas 15 dias letivos consecutivos após efetivar a matrícula no ato de ingresso no curso.
Cursos de Graduação:
- Reprovar por falta ou nota em todas as disciplinas matriculadas em dois períodos letivos consecutivos ou três alternados, mesmo havendo trancamento entre
Redes Sociais