Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa do IFG

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 12h38 | Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2022, 16h17

Os grupos de pesquisa têm o objetivo de desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico, artístico, cultural, didático-pedagógico e de interação com a sociedade, conforme estabelecido no regimento geral do IFG. Congrega servidores e alunos e o trabalho desenvolvido estimula o fortalecimento de áreas específicas do conhecimento e contribui para a articulação entre distintos saberes.

 Acesse aqui o Regulamento para criação e supervisão de Grupos de Pesquisa do IFG.

Acesse aqui a Instrução Normativa sobre os procedimentos para a supervisão e o acompanhamento dos Grupos de Pesquisa do IFG.

É indispensável que todos aqueles que tenham interesse em criar um grupo de pesquisa leiam o Regulamento e a Instrução Normativa.

 

Como criar um grupo de pesquisa?

Para solicitar a criação de um grupo de pesquisa, o líder do grupo deve elaborar um projeto de acordo com o regulamento. O projeto e os anexos devem ser encaminhados à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus. Posteriormente, será analisado e encaminhado para aprovação do Conselho Departamental. Em seguida, o Conselho Departamental encaminha a proposta de criação do grupo de pesquisa de volta à Gepex, aprovada ou não. Caso tenha sido aprovada, a Gepex encaminha à PROPPG para credenciamento do grupo junto ao CNPq.

 

Documentos necessários para solicitação de criação de grupo de pesquisa:

- Formulário próprio de solicitação de criação de grupo de pesquisa, devidamente preenchido (modelo);
- Projeto de grupo de pesquisa (modelo);                                                                                                                                                                  
- Comprovação do cadastro e atualização (nos últimos seis meses) do currículo na Plataforma Lattes de todos os membros (primeira folha);
- Termo de compromisso dos pesquisadores de outras instituições (caso haja);
- Declaração do líder do grupo atestando que todos os membros do grupo atendem aos requisitos e compromissos estabelecidos no Regulamento.

 

Solicitação de criação de grupo de pesquisa:

- A proposta de criação de um grupo de pesquisa deverá ser encaminhada pelo líder do grupo à GEPEX do Câmpus (ou à Diretoria de Pesquisa e Inovação, no caso de servidores lotados na Reitoria), por meio da abertura de processo eletrônico no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

- A GEPEX/DPI emitirá parecer e encaminhará a proposta de criação de grupo de pesquisa e o parecer à instância responsável pela aprovação. No caso de servidores lotados no Departamento de Áreas Acadêmicas, a instância responsável é o Conselho Departamental. No caso dos demais servidores, a instância responsável pode ser a Direção-Geral do Câmpus, a Pró-Reitoria ou a Diretoria Executiva, a depender do setor de lotação.

- A instância responsável emitirá parecer e encaminhará a proposta e o parecer à GEPEX/DPI. O processo será encaminhado para a DPI para credenciamento do líder do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

- O processo é encaminhado para a GEPEX/DPI, que deverá solicitar ao líder do grupo o preenchimento das informações dentro do Diretório. Após preencher as informações, o líder do grupo deve comunicar à DPI por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e a DPI procederá à certificação do grupo, observando as disposições presentes no Regulamento e na Instrução Normativa.

 

Acompanhamento de grupo de pesquisa

A DPI acompanha e avalia os grupos de pesquisa em andamento a partir da Plataforma IFG Produz. Para tanto, cada membro do grupo deve ficar responsável pela atualização de seu Currículo Lattes e o líder, pela alimentação dos dados do grupo no Relatório do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Consulta aos grupos de pesquisa do IFG

Na Plataforma IFG Produz podem ser listados todos os grupos de pesquisa cadastrados no IFG.

A Plataforma consiste em uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de promover o encontro e a cooperação entre pesquisadores do IFG e destes com outras instituições públicas e privadas.

Dessa forma, possibilita à comunidade identificar as competências e produções dos servidores, como também permite aos servidores identificarem colegas com interesses em comum, que possam vir a colaborar em projetos e ações.

 

Acesse a Plataforma IFG Produz:


 

Fim do conteúdo da página