Periódicos PPGECM
PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
O Qualis indicado refere-se à avaliação da CAPES na área de Ensino (quadriênio 2013-2016)
1. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
O objetivo da revista é servir como um meio de discussão e de divulgação da produção científica na área de ensino de ciências e matemática, assim como áreas afins.
Periodicidade: bimestral
Qualis em ensino: A2
2. ACTIO: Docência em Ciências
A revista é voltada à pesquisa envolvendo reflexões acerca do ensino de Ciências nas áreas de Biologia, Física, Química, Ciências ou Matemática em seus distintos níveis de escolarização.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B2
3. Alexandria
O objetivo principal da revista é a divulgação de trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2
4. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
A revista se destina à publicação de pesquisas sobre formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de educação em ciências (biologia, física e química), matemáticas e educação ambiental.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2
5. Ciência e Educação
A revista visa publicar artigos científicos sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à educação em ciências, educação matemática e áreas afins.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A1
6. Enseñanza de Las Ciencias
A revista é dirigida a professores e pesquisadores do campo da didática de ciências e matemática. Aceita trabalhos com rigor metodológico e fundamentos científicos que suportam uma contribuição para o progresso do conhecimento nessas áreas.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A1
7. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista
A revista foca-se em trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas ao ensino de ciências, matemática, tecnologia, saúde e áreas afins.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1
8. Ensino, Saúde e Ambiente
A ênfase da revista recai sobre o ensino de ciências em interface com a educação para o ambiente e educação para a saúde. Seu objetivo é a divulgação de artigos científicos resultantes de pesquisas e de relatos de experiências originais sobre temas que envolvem o ensino de ciências em espaços formais e não formais.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2
9. E-xacta
O objetivo da revista é divulgar trabalhos, relacionados às Ciências Exatas e Tecnologia, desenvolvidos, entre outras, na área de ensino de ciências e matemática.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2
10. Exatas Online
A revista contempla, entre outras, as áreas de física e astronomia, matemática, probabilidade e estatística, química e ensino. Seu focoé publicar, divulgar e estimular a produção científica original nessas áreas temáticas, contribuindo com a disseminação do conhecimento científico na academia e na sociedade em geral.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2
11. Experiências em Ensino de Ciências
A revista busca promover e divulgar experiências e estudos que correspondam aos interesses dos professores de ciências e matemática que produzam impactos nas práticas educativas em situações formais ou informais de ensino. Incentiva-se, também, a análise crítica sobre os trabalhos atualmente realizados nessa área.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1
12. Revista de Educação, Ciências e Matemática
A revista destina-se a divulgar artigos na área de ensino das ciências e matemática, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e professores do ensino fundamental, médio e superior. Está aberta a artigos que apresentem resultados de pesquisas, relatos de experiências e produtos educacionais.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2
13. Revista de Ensino de Ciências e Matemática
A revista publica, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem abordar questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como aspectos e propostas da formação de professores.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A2
14. Revista de Produção Discente em Educação Matemática
A revista prioriza artigos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado finalizadas há no máximo dois anos ou em desenvolvimento. Considera-se áreas afins: Ensino de Ciências e Matemática, Epistemologia (voltada para Educação), Psicologia Educacional, Filosofia da Educação, História da Ciência e Ensino, História das Disciplinas, História da Matemática e da Educação Matemática, entre outras.
Periodicidade: anual
Qualis em ensino: B3
15. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias
A revista visa disseminar pesquisa educacional em Matemática, Física, Química e Biologia, assumindo uma perspectiva didática, cognitiva e epistemológica - de forma conjunta ou enfatizando algumas delas que estudam os processos de ensino-aprendizagem e as condições para sua realização em diferentes campos do conhecimento científico, a partir de referenciais teóricos e metodológicos.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2
Redes Sociais