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Diretoria de Comunicação Social (Dicom)

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2016, 10h01 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2024, 11h51

Os produtos e os serviços destinados ao público externo devem ter uma identidade visual própria, mas com coesão e padronização com conceitos e elementos técnicos que a Diretoria de Comunicação Social trabalha, objetivando facilitar o reconhecimento da Instituição, fortalecer a imagem institucional e a assimilação dos conteúdos.

Para que os setores da Reitoria possam solicitar a criação e a produção de materiais gráficos (cartazes, banners em lona, faixas, panfletos e outros) ou digitais pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) é preciso que sejam cumpridos os prazos para envio das solicitações, além das etapas para a produção das peças, conforme explicamos abaixo.

É dada prioridade para criação e produção dos materiais de maior abrangência institucional, a exemplo dos vestibulares e processos seletivos, uma vez que tratam de atividades finalísticas do IFG, além dos eventos que constam do calendário institucional.

O atendimento das demais solicitações dependerá da possibilidade de incluí-las no planejamento e na rotina de trabalho da Dicom e, ainda, das quantidades previstas na licitação.

Quando a solicitação se tratar de site para evento, caberá à Diretoria de Comunicação Social apenas a elaboração de “template”, que é o modelo, com elementos visuais, da estrutura predefinida para o desenvolvimento e criação do conteúdo do site. Esse trabalho é feito em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Todo o processo de alimentação do site do evento/ação, com conteúdos e imagens, além da atualização, é de responsabilidade das comissões organizadoras do evento e, portanto, é preciso que avaliem essa questão antes de solicitar a criação do site para a Dicom.

 

Importante

- O envio das solicitações para produção de materiais gráficos deverá ser feito com antecedência mínima de 60 dias à Dicom. O prazo de execução será estabelecido a partir do envio completo das informações solicitadas pela Diretoria.

- Solicitações que estiverem em desacordo com o prazo e o fluxo estabelecido pela Dicom serão aceitas, dependendo da possibilidade de execução, mas não haverá garantia de cumprimento integral das mesmas.

- A aprovação final da identidade de cada peça, produto ou projeto deve ser feita em conjunto entre a área solicitante e a área de execução, considerando os objetivos da comunicação e as características técnicas da mídia.

- Os trabalhos de criação feitos fora da Dicom deverão seguir os critérios estabelecidos, que obedecem aos padrões técnicos, à identidade visual do IFG, ao manual de uso e aplicação da marca institucional, dentre outros, e só serão liberados para execução após a aprovação pela equipe da Diretoria de Comunicação Social.

- Os trabalhos de programação visual e design poderão ter até duas solicitações de modificações. A partir da terceira solicitação de mudança no layout/peça, a solicitação de trabalho será enviada para o final da lista solicitações da área, abrindo espaço para outras demandas que estão aguardando resposta da Dicom. Por isso, é importante que o solicitante saiba exatamente o que deseja e oriente adequadamente a equipe de programação visual e diagramação antes do início do trabalho.

- É importante destacar que todo trabalho de programação visual tem início no projeto gráfico, que é a preparação e o estudo prévio das condições necessárias para confeccionar qualquer peça gráfica ou digital. Na concepção do projeto ocorre o planejamento das características técnicas gráfico-visuais e, portanto, seu resultado não pode ser avaliado pelo “gosto pessoal”, pois compreende um processo com características técnicas (tipologia adotada, sistema de cores, formato de papel, composição, acabamento, layout e outros).

 

Etapas para a criação das peças gráficas/serigráficas/digitais

1)        Solicitação - Entrar em contato com a Dicom para que seja discutida a necessidade e a viabilidade de produção do material sugerido;

2)        Formalização - Formalizar a solicitação, via e-mail (ccsifg.edu.br), depois de definidas, com a Dicom, as questões sobre a produção do material;

3)        Envio de informações - Encaminhar as informações necessárias para a elaboração do material solicitado (nome do evento ou ação, programação, data de realização, período de inscrição/submissão de trabalhos, links e outros), no prazo estabelecido pela Dicom, em conformidade com o prazo do fornecedor para a entrega do material;

4)        Edição técnica - Após o recebimento das informações, em especial na criação de cartilha, manuais e itens que contenham foco na questão textual, a Dicom fará a edição técnica, que tem o objetivo de favorecer a compreensão do cidadão, sem que o conteúdo seja descaracterizado, adequando a redação para o formato do produto final.

5)        Aprovação - Aguardar a prova impressa/digital do material solicitado para, em conjunto com a Dicom, fazer a aprovação das peças e a respectiva autorização para execução pelos fornecedores;

6)        Retirada e Distribuição – Os solicitantes são os responsáveis pela retirada do material na Dicom e pela distribuição. A Dicom entregará os materiais produzidos, embalados separadamente por item, cabendo ao solicitante a responsabilidade de, por exemplo, montar kits para os eventos ou fazer a distribuição dirigida de panfletos, cartazes e outros.

 

Informações necessárias para o processo de criação

Essas informações deverão ser enviadas para o e-mail: ccsifg.edu.br após a reunião prévia com a Diretoria de Comunicação Social e as definições acerca dos materiais solicitados. Compreende o item 3 do tópico “Etapas para a criação das peças gráficas/serigráficas/digitais”.

- Descrição do Projeto/Ação (evento, divulgação de setores/cursos, manuais, cartilhas e outros);

- Nome e contato do responsável pelo envio do conteúdo (textos, informações sobre inscrições, programação e outros) na data acertada com a Dicom;

- Informações sobre o perfil do público a quem se destina o projeto (comunidade interna e/ou externa);

- Número de participantes previstos;

- Objetivo do projeto/ação;

- Prazo ideal de entrega dos materiais;

- Nome e contato do responsável pela aprovação do projeto gráfico junto à Dicom.

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