Campus Party promove conhecimento durante seus 5 dias de evento
CPGoiás termina, neste domingo, com participação expressiva do IFG, com mais de 500 estudantes e servidores dos 14 câmpus
Terminou neste domingo, 8 de setembro, a primeira edição da Campus Party Goiás. Realizado no Shopping Passeio das Águas em Goiânia, o evento mobilizou mais de 500 estudantes e servidores dos 14 câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG). Foram 5 dias de imersão cultural e de troca de conhecimento, repleta de muitas palestras, conversas e oportunidades de aprendizado.
Para Edgar Vieira da Silva, aluno do 10º período do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Goiânia, a oportunidade de ver outras pesquisas e expor o seu próprio trabalho na Campus Party foi muito especial. O trabalho desenvolvido por ele e mais dois alunos é intitulado “Automatização de sistema de abastecimento de reservatórios de água compartilhado” e foi um dos 13 projetos do IFG que foram expostos no sábado e neste domingo na seção Campus Future do evento.
Segundo Edgar, o projeto nasceu da observação da dificuldade de um casal de idosos residentes em Senador Canedo. “Eles não tinham abastecimento da companhia de água em casa e usavam poço artesiano. Como era tudo manual, nós procuramos automatizar o processo de captação de água”, ressaltou. “Com isso a gente uniu o útil ao agradável: nós precisávamos iniciar o nosso projeto de conclusão de curso, e esse casal precisava de uma solução em sua casa. Vimos nessa situação uma oportunidade de usar o nosso conhecimento e ajudar uma família que era conhecida nossa, e deu muito certo”, destacou o discente.
Yuri Alves de Oliveira, aluno do curso técnico de Automação Industrial do Câmpus Senador Canedo, bastante empolgado, disse que essa era a primeira vez que ele falava em um evento tão grande: “A gente fica nervoso, por estar em algo tão grande e famoso como a Campus Party. Mas isso agrega muito valor, pois a gente aprende a explicar para as pessoas; a gente aprende a passar nosso conhecimento para todos os tipos de pessoas”. E Yuri teve um projeto bastante importante para apresentar ao longo destes dois últimos dois dias na Future: “As luvas transceptoras”, que, segundo o jovem aluno, “conseguem traduzir a língua de sinais para a língua falada e escrita, em diversos idiomas por meio de sensores”.
Dos 20 projetos apresentados na Campus Future, uma seção que estava presente em uma área aberta para todos os públicos gratuitamente durante todo sábado e domingo, 13 foram realizados por alunos do IFG. Na Future, foram apresentadas diversas pesquisas com temáticas variadas. Teve pesquisa na área de “desenvolvimento e construção de um carro modelo fórmula um” e até mesmo relacionada à criação de foguetes. Esta última foi apresentada por alunos do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia, que fazem parte do projeto “Sky Rocket Team”.
A equipe começou em 2012 e foi estruturada definitivamente em 2015, quando eles deram início à criação de um foguete. Segundo o aluno Edilson Barbosa, nos últimos tempos, o grupo está focado em participar de competições: “Já participamos de três”, destacou o jovem. Em uma realizada no Estados Unidos, a equipe era a única estrangeira e foi premiada em 6 º lugar na categoria de projetos. No Brasil, eles já participaram de outras duas competições, e em todas foram premiados.
Outras pesquisas apresentadas por alunos do IFG na Campus Party buscam trazer mais conforto para as pessoas em casa, como é o caso do projeto “Desenvolvimento de aplicações IoT controladas por comandos de voz com Google Assistent”. Conduzida pelos estudantes Kayque Mateus, João Vitor, Gabriel Eduardo e Ítalo Gabriel, o projeto está em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa do Campus Inhumas e faz parte do Numbers. Segundo os jovens estudantes, o objetivo é fazer com que os ambientes se tornem inteligentes, independente de qual seja ele. De acordo com os discentes, que já usam o dispositivo no laboratório da Instituição, o qual pode ligar e desligar objetos automaticamente como ar-condicionado, luzes e outros dispositivos, “a ideia é ter todos os dispositivos conectados à internet e ligados entre si. [...] e tornar o ambiente inteligente”. Os discentes procuraram demonstrar a pesquisa mostrando como o dispositivo funciona tendo como exemplo um abajur.
Outro projeto apresentado na CPGoiás que busca o bem-estar das pessoas é o “Smart e-health: telemedicina e monitoramento remoto da saúde de pacientes”. Apresentado pelos alunos Eurípedes Antero Vieira e João Lopes, do curso de Sistema de Informação do Câmpus Inhumas, o projeto de iniciação científica que eles estão desenvolvendo tem o objetivo de monitorar os batimentos cardíacos de pacientes, por meio de uma pulseira inteligente. “A ideia é informar os familiares a respeito de quaisquer anormalidades durante o monitoramento do paciente em questão”, ressaltaram os discentes.
Em sua segunda Campus Party, Eurípedes elogiou a CPGoiás e chamou atenção para o fato de que muita gente participou do evento: “foi muito bom, pois houve muita participação técnica, muitos acadêmicos passaram por aqui - e isso é legal, pois nos permite estabelecer uma verdadeira troca de conhecimento. Já estou aguardando a próxima: certamente irei participar”, destacou o discente.
Durante os cinco dias de evento, os alunos do IFG e os demais participantes que foram à CPGoiás tiveram a chance de conferir palestras de várias áreas do conhecimento, participar de workshops, minicursos, competições e outros microeventos. Além dos 13 projetos presentes na Campus Future, o IFG apresentou, na seção de Startup e Makers, o projeto Agribussinessforyou, e também outras 14 atividades cadastradas como Talks, em palcos e locais variados. A Instituição também marcou presença com várias palestras do professor e embaixador include da Campus Party, Sanderson Macedo (Sandeco).
Confira fotos da Campus Party em nosso Facebook.
Conheça nosso Instagram e confira também um pouco do que foi postado lá.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais