Plataforma IFG Produz, com dados sobre pesquisas e pesquisadores, é anunciada pela PROPPG
A plataforma, criada em parceria com o Câmpus Anápolis, foi apresentada na programação da Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG
Uma plataforma digital que chega para aproximar pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e possibilitar consultas sobre as produções da instituição e de seus pesquisadores foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, na Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Aparecida de Goiânia, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo Francinete Silva Júnior, e pelo diretor de Pesquisa e Inovação, professor Thiago Eduardo Pereira Alves, em uma exposição sobre o panorama da pesquisa e pós-graduação na Instituição. Denominada IFG Produz, a plataforma foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) em parceria com o curso de Ciências da Computação do Câmpus Anápolis, e teve ótima aceitação dos participantes do encontro.
O pró-reitor Paulo Francinete explicou que a ferramenta ainda está em construção, mas já pode ser acessada (http://lattes.bcc.anapolis.ifg.edu.br) para conhecimento e pesquisa dos dados inseridos até o momento, o que pode ser feito em âmbito geral ou por câmpus. A descrição do portal informa que o Sistema IFG Produz é parte dos resultados do projeto “Sistema Inteligente para Reduzir as Distâncias entre Pesquisadores de Instituições Multicampus“, cadastrado na modalidade PIBIT no Edital 08/2019 da PROPPG, tendo como orientador o professor Daniel Xavier de Sousa, com participação dos alunos Flauberth Duarte de Maria Santos e Bruno de Araújo Alves.
Extraordinária
Para a professora Mara Lina Rodrigues, coordenadora do curso de Alimentos no Câmpus Aparecida de Goiânia, o Sistema IFG Produz é uma “ferramenta extraordinária”, porque auxilia os pesquisadores a encontrar os pares e fazer um trabalho coletivo, ao conhecer quem realiza investigações sobre assuntos afins. Ela citou ainda outros benefícios, como o de proporcionar economia de recursos, economia de tempo e auxiliar o cientista a entrar em etapas mais refinadas da pesquisa.
O pró-reitor Paulo Francinete Silva Júnior destacou que o IFG dispõe de um corpo altamente qualificado de pesquisadores, inclusive com número de doutores já superior ao de mestres, e que a PROPPG tem uma ação contínua na busca de estratégias que otimizem a atuação da instituição no desenvolvimento de projetos e pesquisas em benefício da sociedade. Ele informou que atualmente a instituição possui 60 grupos de pesquisa certificados em vários câmpus e conta com dez cursos de pós-graduação lato sensu e três programas de pós-graduação stricto sensu, além de solicitações de novos cursos e programas, que estão sob análise da Capes.
A mesa de apresentação, que integrou o sexto dia da Semana de Planejamento Pedagógico, foi mediada pelo gerente de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG Aparecida, professor José Renato Masson. Confira a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico.
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia.
Redes Sociais