Câmpus retomará atividades presenciais a partir do dia 9 de março
Semana de Integração e Acolhimento dos Estudantes, de 7 a 11 de março marca retorno ao câmpus. Aulas presenciais iniciam dia 14
O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) se prepara para receber estudantes e servidores com o retorno das atividades presenciais a partir do dia 9 de março, data em que, conforme previsão do próximo boletim epidemiológico institucional, a unidade permanecerá pela segunda semana consecutiva na fase verde. Com isso, de acordo com o disposto no Plano Local de Retorno Seguro e Gradual, o câmpus pode retomar suas atividades presenciais após a adoção do sistema remoto devido à pandemia de Covid-19, iniciado em março de 2020. A direção da unidade prepara o retorno de forma escalonada, com a realização da Semana de Integração e Acolhimento dos Estudantes entre os dias 7 e 11 de março. As aulas presenciais iniciarão na unidade no dia 14 de março. Já o retorno administrativo presencial será no dia 9 de março. As informações estão disponíveis no Memorando Circular n° 17/2022 CP-Goiânia/IFG.
A Semana de Integração e Acolhimento dos Estudantes começa no dia 7 de março, data que marca o início do semestre letivo de 2022 no câmpus, com reunião de acolhimento virtual, com transmissão pelo canal no Youtube IFG Câmpus Goiânia Eventos. A atividade tem como público alvo todos os estudantes e será transmitida nos três turnos, nos seguintes horários: das 9h às 11 horas; das 14h às 17 horas; e das 19h às 21 horas.
No dia 8 de março, os estudantes poderão conferir a palestra sobre os desafios do retorno presencial que será ministrada pela psicóloga do Câmpus Goiânia, Rose Helen Shimabuku. A atividade também será transmitida pelo canal no Youtube da Coordenação de Eventos das 9h às 11 horas; das 13h30 às 15 horas e das 19h às 21 horas.
A partir do dia 9, a Semana de Integração e Acolhimento contará com atividades presenciais focadas principalmente nos discentes ingressantes. No período matutino, a partir das 8 horas, os estudantes terão oportunidade de visitar as instalações do câmpus e ficar por dentro das oportunidades de cursos, projetos de ensino, pesquisa e extensão por meio do Conhecendo o IFG, além de treinamento para uso da Biblioteca. Para evitar aglomerações, os discentes serão divididos por cursos, de acordo com a programação do evento: dia 9, para alunos ingressantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical; dia 10, para Controle Ambiental, Mineração e Edificações; e dia 11 para Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações. Ainda no período matutino, no dia 10 de março, será a vez dos ingressantes dos cursos de graduação participarem do Conhecendo o IFG.
No período vespertino, o Conhecendo o IFG será no dia 10 de março, das 14h às 18 horas, com estudantes ingressantes dos cursos das Licenciaturas em Música, Letras, Matemática, Física e História. Já no período noturno, das 19h às 22 horas, a atividade será destinada a ingressantes dos cursos de graduação e pós-graduação.
Ainda no período noturno, os estudantes dos cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos participarão do Conhecendo o IFG e do treinamento para uso da Biblioteca a partir do dia 9 de março, de forma escalonada. Na quarta-feira, 9, a atividade será para os ingressantes de 2021/2 e 2022/1 dos cursos técnicos em Transporte, Desenvolvimento de Sistemas e Cozinha. No dia 10 de março, será a vez dos alunos que ingressaram nesses cursos em 2020/2 e 2021/1. Para os ingressantes nos cursos técnicos subsequentes em Mineração e Mecânica, o Conhecendo o IFG será no dia 9 de março. Para os ingressantes em 2021/2 e 2022/1 nos cursos técnicos subsequentes em Agrimensura e Eletrotécnica, no dia 10 de março.
A programação da Semana de Integração e Acolhimento contará ainda com reuniões para esclarecimentos sobre os programas de Assistência Estudantil ofertados pelo câmpus e processos relacionados a registros acadêmicos. Essas atividades serão realizadas virtualmente, conforme a programação.
Retorno com cuidado
Para a diretora do câmpus, professora Adriana dos Reis Ferreira, o retorno, aguardado com ansiedade pelos estudantes, deve acontecer de forma cautelosa pois ainda há a situação de pandemia. “Reconhecemos que esta situação gera em todos nós uma série de inseguranças. Será um grande desafio reocupar espaços de uma maneira bem diferente de qualquer outra que já vivenciamos em nossa instituição. Novas práticas e condutas acadêmicas, administrativas, didáticas e de biossegurança serão introduzidas e serão necessárias para a segurança da saúde, à preservação da vida e para a qualidade do ensino. Os desafios são e serão vários. Mas, em meio a esses desafios, é preciso que a insegurança venha acompanhada da crença na ciência. Não percamos de vista que nos encontramos num cenário de cobertura vacinal regional e nacional no qual é possível sentir os efeitos positivos sob a contenção da evolução da doença causada pelo Coronavírus para os quadros graves”, complementa.
Nesta quinta-feira, 3 de março, a Reitoria do IFG divulgou a Portaria nº 2.096/2022 que aprova os protocolos de biossegurança que orientam a presença da comunidade acadêmica na Instituição durante o período de distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19. Confira o documento.
Protocolos de biossegurança
A diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, reforça que a Instituição tem se preparado para receber a comunidade acadêmica desde a aprovação do Plano de Ação Local para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais pelo Conselho de Câmpus e seguindo o que foi proposto pela Comissão de Operacionalização do Plano, pelo Comitê de Biossegurança Local e pela equipe gestora da unidade.
Dentre as ações para garantir a segurança de alunos e servidores, estão: aquisição de equipamentos e insumos necessários para a complementação das atividades de limpeza e de higienização; sinalização dos espaços de sala de aula para a viabilizar o distanciamento mínimo estabelecido; instalações de ventiladores, de placas de acrílico em locais de maior fluxo de atendimento; campanhas de conscientização sobre a vacinação; solicitação do comprovante de vacinação dos servidores e estudantes; reuniões com a comunidade acadêmica para esclarecimentos, reunião com gestores e equipes técnicas e alterações das rotinas de limpeza e higienização.
Máscara obrigatória
O uso de máscara será obrigatório em todas as dependências do câmpus, inclusive nos locais abertos. A diretora destaca que essa é uma atitude que evita a disseminação do coronavírus dentre outros agentes infecciosos. “A fiscalização será de forma coletiva. Como somos uma instituição de educação, somos todos co-responsáveis por essa ação e, dessa forma, temos mais que fiscalizar, temos que convencer sobre a importância do uso da máscara e da vacinação”, completa. O não uso da máscara poderá acarretar ações previstas na Lei nº 8.112/1990, bem como nos preceitos do Código de Ética do Servidor Público dispostos no Decreto nº 1.171/1994, por parte dos servidores. Por parte dos discentes, as penalidades estão dispostas na Resolução nº 27/2014, que regulamenta o Corpo Discente do IFG.
A fim de fomentar essa ação, o Câmpus Goiânia vai distribuir, de imediato, máscaras para 500 estudantes que se enquadram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e há previsão de entrega para os demais discentes conforme forem confeccionadas. Servidores receberão uma máscara no modelo faceshield.
Entrada e saída
Para evitar aglomerações, a entrada no Câmpus será realizada da seguinte forma: servidores deverão ingressar pela portaria dos servidores, localizada próximo à portaria do Mutirama; e estudantes pela portaria central de acesso ao câmpus.
Já a saída será realizada, preferencialmente, pelo portão do Pórtico, localizado entre o Teatro e a Biblioteca, nos seguintes horários: das 8h30 às 8h45; das 10h15 às 10h30; das 12h às 12h30; das 18h às 19 horas; e das 20h30 às 20h45. Nos demais horários, os estudantes poderão sair pelo mesmo portão que entraram.
Banheiros e bebedouros
A direção do Câmpus Goiânia informa ainda que foi intensificada a limpeza nos banheiros e todos contam com dispensers de sabão e álcool. Os bebedouros, que também receberão reforço em relação à higienização, foram substituídos por equipamentos para o uso de copos e garrafas. “A comunidade será orientada a trazer seu próprio copo ou garrafa para a utilização desses bebedouros que têm água natural e gelada”, completa Adriana.
Lanchonete
A lanchonete interna do câmpus não funcionará no início das atividades presenciais e a copa dos discentes atenderá com redução de pessoas dentro do ambiente.
Comorbidades
A direção do câmpus esclarece que estudantes com alguma indicação médica para não frequentarem as aulas presenciais deverão abrir um processo no SUAP e, após análise dos coordenadores e equipe multidisciplinar, poderão ser atendidos conforme estabelecido nas resoluções Consup que regulamentam os cursos de educação profissional básica e superior do IFG, pelo regime especial de exercício domiciliar.
Já os servidores que se enquadram no artigo 4º da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90/2021 poderão manter suas atividades de forma remota.
Horários
Vale lembrar aos estudantes os horários de funcionamento do Câmpus: matutino, das 7h às 12 horas; vespertino, das 13h às 18 horas; e noturno, das 19h às 22h15.
Saiba mais sobre o retorno às atividades presenciais no Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais