Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Secitec 2023

Secitec 2023 começa com palestra sobre urgência climática, recital e visitas de escolas no projeto Conhecendo o IFG

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 15h46 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 08h48

A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, 16, no Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia

 A palestrante convidada,  Luciana Figueras, ministrou a palestra de abertura da Secitec 2023, sobre o tema: “O Clima e a Sustentabilidade”, na manhã desta segunda-feira, 16/10, no Teatro do IFG.
A palestrante convidada, Luciana Figueras, ministrou a palestra de abertura da Secitec 2023, sobre o tema: “O Clima e a Sustentabilidade”, na manhã desta segunda-feira, 16/10, no Teatro do IFG.

Na manhã desta segunda-feira, 16, teve início a programação da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023, que ocorre até o dia 21 de outubro, no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A solenidade de abertura do evento, realizada no Teatro do IFG, contou com apresentações de grupos musicais e mais palestra sobre o tema: “O Clima e a Sustentabilidade”, que foi ministrada pela palestrante Luciana Figueras. O primeiro dia do evento foi marcado também pelas visitas de estudantes de escolas municipais de Goiânia ao câmpus por meio do projeto Conhecendo o IFG.

A palestrante convidada, a advogada, a cientista política, especialista em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Luciana Figueras, enfatizou questões sobre a relação entre os objetivos para o desenvolvimento sustentável e a urgência climática no Brasil e no mundo. Esses assuntos concernem ao tema principal desta edição da Secitec, que é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Veja as fotos da Secitec 2023

Com bastante expertise em questões ambientais, Luciana Figueras, que também é diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (CONATREC), consultora na pauta Clima e Mercado de Carbono no Instituto Giro e coordenadora do Eixo Economia Circular no Plano de Transição Ecológica do Governo Federal pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, apresentou e discutiu alguns indicadores relevantes sobre o meio ambiente e sustentabilidade, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) e os 9 pontos do relatório síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

A palestrante esclareceu sobre a relevância da sigla em língua inglesa ESG (Environmental, Social and Governance), que, na tradução, significa ambiental, social e governança e também explicou as diferenças conceituais entre adaptação e mitigação climática. Luciana Figueras relatou sobre a sua participação na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27), que ocorreu em 2022 no Egito. “Depois dessa minha ida para a COP foi que despertou o meu projeto atual de dissertação”. Ela atualmente desenvolve um projeto de pesquisa de mestrado com escopo na relação entre as infraestruturas urbanas e o clima no Brasil.

“A pauta climática envolve muito mais, e o Brasil carece muito de infraestrutura urbana, de investir em infraestrutura, em saneamento básico, em gestão urbana de resíduos. A própria reciclagem é sim uma ferramenta de adaptação e mitigação climática. Então, dessa minha ida para a COP gerou uma provocação pessoal que se tornou uma promessa, uma pauta acadêmica e hoje é uma pauta do Brasil, porque a gente assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para avançar nessa pesquisa, trazendo ações de adaptações de ação climática dentro da infraestrutura urbana brasileira”, explica Luciana Figueras.

A respeito das mudanças no clima mundial e no Brasil, Luciana considera que já estamos vivenciando um momento de urgência climática, que requer ações diversas de mitigação de tragédias climáticas e de adaptação como um dever de todos. A palestrante pontuou algumas ações que podem ser empreendidas urgentemente por todos para o enfrentamento do problema climático. “A gente precisa pensar na questão do consumo consciente, em não degradar as áreas, na reciclagem, em produzir de forma sustentável através de um agronegócio sustentável. E também, como ser humano, demandar que os governos providenciem políticas públicas de enfrentamento climático. Porque, como falei, a gente já está no cenário em que essas tragédias são inevitáveis. Algumas delas, então, são ações urgentes de adaptação”, alerta.

 

Solenidade de abertura


Núcleo de Choro do IFG se apresentou na abertura  da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia, no  Teatro do IFG.

 

Antes da palestra de abertura, grupos musicais do câmpus se apresentaram em um recital com a participação do Quarteto de Clarinete, sob a orientação da professora Carina Bertunes; o Grupo de Metais Graves, orientado pelo professor Roberto Wagner Milet; e o Núcleo de Choro do IFG, que se trata de um projeto de ensino orientado pelos professores Gustavo Amui e Lamartine Tavares. Esses grupos musicais são integrados por estudantes e professores do curso técnico em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia.

Após as apresentações musicais, a mesa diretiva da solenidade de abertura do evento saudou os participantes do evento no Teatro do IFG. A mesa diretiva da Secitec 2023 foi composta pela diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira; pela diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Silva Oliveira Costa, que, no ato, representou a reitora do IFG, professora Oneida Irigon; pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Oliveira; e pela coordenadora-geral da Secitec 2023, professora Karoline Victor Fernandes.

“Nós esperamos que a nossa programação diversificada mostre a vocês a importância das Ciências de base e das Ciências Sociais e Humanas na construção de um futuro sustentável, equilibrado e inclusivo. Estamos ansiosos por uma Semana repleta de aprendizados, de descobertas e de uma integração efetiva entre a nossa comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, destacou a coordenadora-geral da Secitec 2023, professora Karoline Victor Fernandes.

Mesa diretiva da solenidade de abertura da Secitec 2023 ( da esquerda para direita): a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia do IFG, professora Fabiane Oliveira; a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Costa; a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana Ferreira; e a coordenadora-geral da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia, professora Karoline Fernandes.


Conhecendo o IFG

Na manhã deste primeiro dia da programação da Secitec 2023, o Câmpus Goiânia recebeu visitas de estudantes e professores da Escola Municipal João Braz, da Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira e da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, na edição especial do projeto Conhecendo o IFG durante a Secitec 2023. Os visitantes conferiram laboratórios, a biblioteca e outros espaços no Câmpus Goiânia.

Os visitantes foram recepcionados pela equipe da Coordenação de Eventos e mais professores e técnicos-administrativos do Câmpus Goiânia, que colaboraram no guiamento de mais de 120 estudantes de escolas públicas só neste primeiro dia do evento.

As visitas das escolas públicas convidadas para a edição do projeto Conhecendo o IFG na Secitec 2023 prosseguem até o dia 20 de outubro, com atividades nos períodos matutino e vespertino. São esperadas mais de 20 escolas públicas participantes do projeto Conhecendo o IFG durante a Secitec 2023.

Escolas convidadas participaram do projeto Conhecendo o IFG na abertura da programação da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia. A coordenadora de Eventos do Câmpus Goiânia, professora Gleice de Sousa recepcionou os visitantes na Cinemateca na manhã desta segunda-feira, 16/10.

 

Sobre a Secitec

A Secitec 2023 do Câmpus Goiânia do IFG trata-se de um evento institucional e alinha-se a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A Secitec 2023 do Câmpus Goiânia, além de apresentar o que a Instituição produz de Ciência e Tecnologia, também promove atividades culturais e artísticas abertas à comunidade acadêmica e externa ao IFG.

A temática principal da Secitec 2023 é a mesma da 20ª SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o país entre os dias 14 e 22 de outubro; e o Câmpus Goiânia do IFG, por meio da Secitec 2023, integra o calendário nacional de ações de promoção da Ciência e da Tecnologia no Brasil.

As inscrições para participar da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia podem ser feitas gratuitamente até o dia 21 de outubro, pelo formulário eletrônico, que está disponível no site do evento. Junto à programação da Secitec 2023, ocorrem também os seguintes eventos integrados:

• 14ª Semana da Licenciatura em Matemática (Semat) – 17 a 19 de outubro.
• Semana da Química 2023 – 17 a 20 de outubro, com o tema: “Química para o Desenvolvimento Sustentável”.
• V Semana de Letras – 17 a 19 de outubro, com o tema: “Linguagens, (Cons)Ciência e Arte.
• V Semana da Física –17 a 19 de outubro, com o tema: “Inovação e Tecnologia para um Mundo Sustentável”.

As programações dos eventos integrados são abertas a estudantes e servidores do IFG e à comunidade externa, e as inscrições nas atividades desses eventos são feitas no mesmo formulário eletrônico de inscrição da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia.

 

Serviço
Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023 do Câmpus Goiânia
Data: 16 a 21 de outubro.
Local: Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO).
Inscrições pelo formulário eletrônicohttps://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/0946a258-94d9-4caa-9e51-d117362c25f5/inscricao
Programação e mais informações no site da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia http://eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página