IFG Campus Jataí participa da Olimpíada de matemática dos Institutos Federais

Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2024, 13h41 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 12h25

Entre os dias 23 à 26 de maio, uma equipe do IFG participou da Olimpíada de matemática das Instituições Federais (OMIF) que ocorreu na cidade de Cuiabá, as atividades ocorreram no prédio do Instituto Federal do Mato Grosso, Campus Cuiabá. A competição surgiu em 2018 após resultados expressivos de estudantes da Rede Federal de Educação na 4th International Youth Convention on Commerce & Economics (IYCCE), que aconteceu na Índia, em 2017. A partir de então, a competição tem ocorrido com a aplicação local das provas nos campus que aderirem, e, posteriormente a realização de uma segunda fase em uma cidade escolhida pela comissão organizadora.

O IFG Campus Jataí foi representado pela professora Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Carmencita Ferreira Silva Assis e o estudante Ronan Pereira da Silva, que aproveitaram a oportunidade para participar da competição e também de diversos minicursos que foram ofertados pela organização do evento. Além do Campus Jataí, o IFG foi representado por docentes e estudantes dos campus Inhumas e Itumbiara, totalizando 6 participantes.

A atividade conta com um site próprio em que são disponibilizados materiais de estudos e também informações sobre a organização e os resultados obtidos pelos participantes. Acesso o site neste link

A professora Carmencita reforça a importância da participação de cada vez mais estudantes neste tipo de atividade como uma forma de incentivar e destacar a importância da matemática no cotidiano da instituição.

Outras olimpíadas

Além da OMIF, a instituição também participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) que no ano de 2024 esta prevista para ocorrer no dia 04/06/2024, em todo o Brasil. Outra competição que o Campus Jataí também participa é a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que teve suas provas aplicadas no dia 17/05/2024.

Caso deseje participar de alguma destas provas, procure seu professor de matemática ou física para obter mais informações.