FLIG: 1ª Feira Literária de Goiás acontece em outubro

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 11h07 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 10h44

Evento é idealizado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (IPES-GO), Secretaria de Cultura do Estado, Ministério da Educação e demais parceiros. A feira acontece nos dias 01, 02 e 03 de outubro no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia

Os amantes da literatura têm um compromisso marcado para outubro deste ano. A capital goiana será o cenário da Feira Literária de Goiás (FLIG), que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de outubro no Centro Cultural Martim Cererê. O evento que, nesta primeira edição faz homenagem à escritora goiana Cora Coralina, tem como tema "Entre cacos, doces e palavras: universo literário goiano" e irá reunir escritores, editoras, leitores e entusiastas da literatura em um ambiente repleto de atividades culturais e educacionais.

A FLIG foi concebida para atender à crescente demanda por um espaço coletivo que promova o contato com a escrita literária, especialmente dentro da diversidade cultural do Estado de Goiás. O objetivo da feira é proporcionar aos participantes, tanto da comunidade externa quanto interna das instituições de ensino goianas, um ambiente propício para a promoção da prática de leitura, incentivando o acesso a diferentes gêneros e estilos.

A programação da FLIG 2024 é variada e destinada a todos os públicos. Entre os destaques, estão os workshops, palestras, debates, oficinas criativas, mesa-redondas, além das apresentações culturais que reunirão artistas da música, teatro e dança, integrando diferentes expressões artísticas ao universo literário. A feira reserva um espaço especial para o público infantil, com contação de histórias e estandes de literatura para crianças, buscando incentivar o hábito da leitura desde cedo. O evento também contará com um seminário onde serão aceitas submissões de resumos simples, com a modalidade de apresentação de pôsteres, nas temáticas voltadas ao cenário literário. Qualquer pessoa poderá submeter trabalhos e as inscrições para o seminário serão abertas ainda este mês, juntamente com a divulgação do edital com todas as informações.

A entrada para a FLIG é gratuita, mas será disponibilizado em breve um link para inscrição nas atividades, que terão número de vagas limitado. O evento tem proposta anual, sendo que a primeira edição está sendo predominantemente organizada pelo Instituto Federal Goiano, visando uma proposta de rodízio entre as demais instituições parceiras para os próximos anos, entre elas: a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade de Rio Verde (UniRV). A Secretaria de Cultura de Goiás, a Secretaria de Educação de Goiás e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC) também apoiam essa iniciativa.

O prof. Cloves da Silva Junior , do IFG Câmpus Itumbiara, faz parte da Comissão Organizadora do evento.

FEIRA LITERÁRIA DE GOIÁS (FLIG)
Tema: Entre cacos, doces e palavras: universo literário goiano

Data: 01, 02 e 03 de outubro de 2024
Local: Centro Cultural Martim Cererê

Inscrições gerais em breve, pela página do evento

As informações são da Diretoria de Comunicação Social do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).