relações internacionais

Câmpus Luziânia recebe visita de comitiva dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)

Representantes de países africanos conheceram projetos e estruturas da unidade

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 14h35
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 16h01

O Câmpus Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu, na tarde desta quarta-feira, 10 de julho, a visita de membros do grupo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Os visitantes puderam conhecer a estrutura do câmpus e o modelo de educação profissional que o Instituto Federal de Goiás oferta.

Representantes de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau buscaram identificar como esse modelo de educação está articulado com a pesquisa, inovação, extensão e a inclusão social; como se dá o engajamento dos alunos no processo de pesquisa e como isso pode contribuir na sua formação; como o modelo de educação do ensino médio técnico integrado tem contribuído para a formação dos estudantes e como tem mudado suas vidas; como a pesquisa pode contribuir para a inclusão e com o contexto social dos alunos; e entender, a partir das experiências, como o teatro pode ser articulado para a formação integrada.

Recepcionados pelo diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo de Lima Reis Júnior, os membros do PALOP conheceram também a história do câmpus, os eixos tecnológicos e as estruturas dos laboratórios, bem como os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, e participaram, ainda, de um coffee break realizado pelo projeto de extensão Mulheres Mil, curso de Panificação.

De acordo com o professor Reinaldo Reis, há uma perspectiva de que, a partir deste momento, o IFG firme parcerias com os representantes dos PALOP, o que contribui para a internacionalização da Instituição com estes países. “Esta é mais uma ação no campo da construção e desenvolvimento da internacionalização, que vai de projetos de ensino, pesquisa e extensão, ao intercâmbio de professores e alunos”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Luziânia.

Para nós, essa visita foi muito importante. O grupo dos PALOP fez um levantamento e houve a escolha do Câmpus Luziânia para conhecer os projetos, a estrutura do câmpus e as ações que desenvolvemos no Ensino, Pesquisa e Extensão. É um desdobramento de convênios e projetos, de internacionalização e possibilidades de intercâmbio. Tudo isso vai ao encontro da nossa missão institucional e das possibilidades de ampliar as fronteiras de atuação não só do IFG, do Câmpus Luziânia, mas de toda a Rede”, concluiu o diretor-geral, professor Reinaldo Reis.

Comitiva

Visitaram o Câmpus Luziânia o diretor do Instituto Politécnico de Luanda (Angola), Milton António Lopes da Silva; o vice-diretor geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (Angola), Pedro Nunes; a diretora de Serviço do Ensino Técnico Profissional (Cabo Verde), Carolina Reis; o diretor de Serviço de Cooperação de Estudos e Planejamento (Cabo Verde), Wilson Moreno; a diretora de Educação de Jovens e Adultos (São Tomé e Principe), Ibeiny D'Almeida Dias; o diretor da Escola Técnica e Profissional (São Tomé e Principe), Djamilo Correia Gonçalves Afonso; o diretor-geral do Instituto Politécnico de Gaza (Moçambique), Mário Tausene Afonso Matangue; o diretor-geral do Instituto Politécnico de Mecuburi (Moçambique), Cláudio Gumene Francisco Juízo; o diretor do Centro de Treinamento Industrial (Guiné-Bissau), Agostinho Lopes Cá; o diretor de Serviços administrativos e de Finanças (Guiné-Bissau), Turé Mussa.

Estiveram presentes também os representantes da UNESCO-UNEVOC, Wilson Lima Júnior, Bubuzi João Nicolau e Calice Olivier Pieume; a coordenadora de Relações Internacionais do IFG, professora Maria Carolina Terra Heberlein; a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão; o Coordenador de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), João Paulo Rotelli; o coordenador do Fórum de gestores de Relações Internacionais do Conif, Anderson Galvão; o professor do IFB – Câmpus São Sebastião, Emilson Ribeiro; e integrantes da equipe do Conif, Marina Oliveira e Rafael Araújo.

Veja as fotos da visita aqui.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.