Projeto Horizonte EJA realiza aula magna

O evento on-line acontece nesta quinta-feira no canal do YouTube da EaD/IFG

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 12h52
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 17h21

O Projeto Horizonte EJA, desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), realiza, nesta quinta-feira (29/8), às 19h30, aula magna com o tema “Horizontes da EJA”. A aula será ministrada pela professora Claudia Borges Costa, Diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

A fim de contemplar de forma síncrona as nove turmas participantes do projeto, o evento será realizado on-line, transmitido pelo canal do YouTube da EaD/IFG. Cada unidade reunirá presencialmente os estudantes em seus respectivos câmpus para assistirem juntos à transmissão da aula magna, com o apoio e organização das equipes pedagógico-sociais que os acompanham.

Projeto Horizonte EJA

O Projeto Horizonte EJA, desenvolvido pelo IFG por meio de edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), no âmbito da Linha de Fomento da Bolsa-Formação (EJA-EPT), tem o objetivo de ampliar o número de vagas e matrículas presenciais ofertadas para a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) e de assegurar o acesso, a permanência e êxito dos estudantes até a conclusão do curso.

Para isso, vem sendo implementado um processo sistematizado, regular e diário de acompanhamento administrativo e didático-pedagógico dos estudantes vinculados ao projeto, que inclui o suporte de equipes pedagógico-sociais ao longo dos três anos de curso (2024-2026). Cada um dos sete câmpus da Instituição que aderiram ao projeto conta com uma dessas equipes, compostas por dois bolsistas com formação em Assistência Social, Pedagogia, Psicologia ou Licenciaturas Plenas.

Aos alunos do projeto ainda é ofertada uma bolsa no valor de R$240 mensais, e está sendo estruturada a oferta de um curso de informática básica. Para 2025, o projeto prevê também a capacitação de docentes e de técnicos administrativos por meio de um curso de formação continuada voltado para atuação nos cursos da EJA-EPT.

Câmpus e cursos

O Projeto Horizonte EJA abrange as turmas iniciadas em 2024 de nove cursos técnicos integrados na modalidade EJA, em sete unidades do IFG que optaram por aderir ao projeto:

• Câmpus Águas Lindas – curso técnico integrado em Enfermagem;
• Câmpus Anápolis – cursos técnicos integrados em Secretaria Escolar e em Transporte de Cargas;
• Câmpus Aparecida de Goiânia – cursos técnicos integrados em Alimentos e em Modelagem do Vestuário;
• Câmpus Goiânia – curso técnico integrado em Gastronomia;
• Câmpus Goiânia Oeste – curso técnico integrado em Enfermagem;
• Câmpus Senador Canedo – curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização;
• Câmpus Valparaíso – curso técnico integrado em Eletrotécnica.

Aula Magna

Data: 29 de agosto de 2024