Orçamento institucional é discutido em evento no IFG

Planejamento, despesas, orçamento e recursos do Novo PAC foram algumas pautas da live transmitida pelo YouTube, nesta segunda-feira, 26

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 17h10
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 17h21

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou nesta segunda-feira, 26 de agosto, uma live sobre o orçamento da Instituição. Entre os assuntos tratados estava o orçamento institucional, o planejamento de algumas ações, a assistência estudantil, o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e outros assuntos relacionados ao orçamento do IFG. Participaram do evento on-line a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, e o pró-reitor de Administração, Diego Xavier. O diretor executivo do IFG, professor Tauã de Assis, foi o mediador do evento. A live, que foi transmitida pelo canal EaD IFG do YouTube, também contou com a tradução dos intérpretes de libras Naima Gaudia e Marcelo Bessa.

A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, em sua fala, chamou atenção para a importância do evento e do diálogo que ele propicia sobre o orçamento da Instituição. Além disso, a gestora destacou a importância da transparência para o IFG. Falando do compromisso da sua gestão, Oneida reafirmou que o IFG está comprometido com a transparência. Além disso, a professora chamou atenção para algumas novidades importantes para a Instituição, como os recursos do Novo PAC, que serão responsáveis pela construção de restaurantes em cinco câmpus, além da implantação de duas novas unidades: uma em Quirinópolis e outra em Cavalcante.

Orçamento institucional

O orçamento do IFG foi apresentado pelo pró-reitor de Administração, Diego Xavier. Em sua apresentação, o gestor explicou como funciona a Lei Orçamentária Anual (LOA), falou sobre os tipos de despesas previstas, sobre recursos e mostrou como é dividido o orçamento institucional.

Apresentando alguns gráficos sobre o orçamento do IFG ao longo dos últimos doze anos, Diego Xavier ressaltou que o orçamento do IFG apresentou oscilações nos últimos anos, com crescimento em 2014, seguido de diminuições até 2022, quando os recursos voltam a apontar um crescimento. Contudo, o gestor chamou atenção que, ainda assim, ele é insuficiente para algumas áreas, como a assistência estudantil: “mesmo com o aumento, ele é insuficiente para atender todos os nossos alunos, por isso é essencial reforçar a necessidade do aumento dos recursos”.

Em sua apresentação, Diego destacou aspectos positivos do aumento de recursos de Termos de Execução Descentralizada (TED) e de emendas parlamentares nos últimos anos, mas ressaltou que, no geral, houve queda no orçamento de investimento ao longo dos anos. O pró-reitor também falou a respeito da recomposição do orçamento de 2024, da suplementação e, por fim, da contenção do orçamento deste ano realizada recentemente, mas destacou que “a contenção do limite orçamentário, que é de 18%, tem previsão de estorno nos próximos meses”.

Encaminhando para o final, Diego falou sobre a importância dos recursos do Novo PAC. O gestor enfatizou que, com a verba para a expansão e consolidação do IFG, serão construídos restaurantes estudantis nos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste e Inhumas. Também serão concluídos os blocos acadêmicos (salas de aulas) dos câmpus Goiânia Oeste e Senador Canedo, os ginásios poliesportivos dos câmpus Uruaçu e Senador Canedo. Foram destinados recursos também para reformas dos sistemas elétricos dos câmpus Goiânia e Inhumas, além da conclusão do Polo de Inovação do IFG. Além disso, com recursos do Novo PAC voltados à expansão, serão implantados dois novos câmpus na Instituição: em Quirinópolis e em Cavalcante.

Transparência e acesso à execução do orçamento do IFG

Um dos pontos ressaltados na live foi a forma como a comunidade acadêmica pode acompanhar o orçamento do IFG e a execução orçamentária nas unidades. No link https://www.ifg.edu.br/planejamento-orcamentario?showall=&limitstart= , a Pró-Reitoria de Administração (Proad) disponibiliza o acompanhamento mensal da execução orçamentária das unidades, além de outras informações.

Confira a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=0QUZ3H7x9Dk

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.