Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Pesquisas sobre inovação e futuro sustentável são tema de eventos do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade

Ação visa disseminar o conhecimento promovido pelo programa de pós-graduação do Câmpus Goiânia e dar visibilidade ao curso

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 17h31
  • Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 12h53
Ação mostra como a pesquisa pode ser primordial para um futuro sustentável
Ação mostra como a pesquisa pode ser primordial para um futuro sustentável

O Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás realiza até o dia 26 de setembro o I Encontro de Formação Científica e Profissional em Inovação e Sustentabilidade de Goiás (ECOS-GO) que ocorre junto ao I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS). A abertura dos eventos ocorreu na noite dessa terça-feira, 25, no Teatro do Câmpus Goiânia e contou com a participação de professores convidados, docentes e discentes do mestrado, além da pró-reitora de Pós-Graduação do IFG, professora Lorena Pereira de Souza Rosa, e da diretora-geral do câmpus, professora Adriana dos Reis Ferreira.

O Encontro de Formação Científica e Profissional em Inovação e Sustentabilidade conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e tem o objetivo de discutir os resultados de estudos que envolvem o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Para tanto, palestras serão ofertadas até quinta, 26, com especialistas de outras instituições, como Flávio Hourneaux Júnior, da Universidade de São Paulo (USP), Emiliano Lôbo Godoi e Ricardo Limongi França Coelho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandro César Silveira Jucá, do Instituto Federal do Ceará (IFC), além de docentes do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do IFG, Raphael de Aquino Gomes, coordenador do programa, e Carlos Roberto da Silveira Júnior.

 


Estudantes, pesquisadores e professores convidados participaram da abertura, que ocorreu no Teatro do Câmpus Goiânia

 

“É fundamental que a gente realize esse tipo de ação, porque os alunos têm contato com pessoas de outras instituições. Por exemplo, a gente está recebendo o professor Flávio, que o programa dele é nota 7, que é máximo, da Capes. Temos também o professor Sando, do Instituto Federal de Ceará, que também está no programa, é bastante conceituado. Então, graças a eventos como esse, que os alunos têm contato com palestrantes tão renomados e também têm oportunidade de apresentar o trabalho deles. Tem a experiência de mostrar aquilo que eles estão produzindo aqui no mestrado”, comenta Raphael de Aquino.

Na tarde desta quarta-feira, 26, os mestrandos do programa apresentaram os resultados de suas pesquisas que trazem o uso da tecnologia como auxílio para práticas, projetos e sistemas inovadores com foco na sustentabilidade. De acordo com Raphael, esses trabalhos poderão compor capítulos de livro que será realizado em novembro, além de resumos que serão publicados nos anais do evento.

 


Abertura dos eventos contou com a presença do professor da USP, Flávio Hourneaux Júnior, que ministrou a palestra "Os objetivos do desenvolvimento sustentável e a mensuração do desempenho das organizações". 

 

I Simpósio do PPGTGS

Realizado junto ao Encontro de Formação Científica e Profissional em Inovação e Sustentabilidade de Goiás (ECOS-GO), o Simpósio do Metrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade tem o objetivo de realizar rodas de conversas e discutir os trabalhos em desenvolvimento no programa, que é ofertado pelo Câmpus Goiânia.

Para o coordenador do curso, professor Raphael de Aquino, essa é uma oportunidade para divulgar o programa, além de disseminar o conhecimento produzido. “Graças a esses eventos, a gente consegue mostrar que o nosso programa existe, que o IFG existe e que o Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão de Sustentabilidade também produz bastante pesquisa relevante. E graças a isso a gente até já discutiu algumas possíveis parcerias, em conjunto dos nossos programas. E com certeza, perante a Capes, isso pesa bastante porque mostra a visibilidade do programa.”

Para saber mais sobre os eventos, acesse: https://www.even3.com.br/ecos-go/ 

Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página