Semana da Saúde

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2024, 14h32 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2024, 14h32

Data: 29/10 a 1/11 | Local: Câmpus Goiânia

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a Semana da Saúde. Esse ano, o evento engloba atividades relacionadas não apenas ao bem-estar, mas também ações comemorativas do Dia do Servidor e outras com foco no combate ao assédio e segurança acadêmica, voltadas inclusive para estudantes.

A Semana da Saúde é uma iniciativa das coordenações de Assistência ao Servidor (CAS), Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), em parceria com o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) e Coordenação de Educação Física do Câmpus Goiânia. O tema deste ano é Saúde e Informação: promovendo bem-estar através do conhecimento.

O objetivo é promover ações voltadas ao bem-estar coletivo no ambiente educacional, discutir temas de interesse da comunidade acadêmica e proporcionar saúde integral. De acordo com a psicóloga da CAS, Rose Helen Shimabuku, o evento abordará temas que afetam diretamente a qualidade de vida dos servidores e alunos, como a prevenção de doenças, saúde emocional e hábitos saudáveis.

“O tema desse ano foi escolhido visto que a informação é uma poderosa aliada na preservação da saúde. Quando conhecemos melhor o funcionamento do nosso corpo e da nossa mente, bem como os fatores psicossociais que podem interferir na nossa saúde física e mental, somos capazes de tomar decisões mais conscientes e adotar práticas que melhorem nossas relações profissionais, a qualidade de vida e fatores pessoais de saúde. Entender os sinais do corpo, saber como prevenir doenças e conhecer ferramentas para lidar com o estresse e a ansiedade são fundamentais para vivermos com mais equilíbrio e bem-estar, promovendo uma comunidade mais saudável e consciente”, comenta.

Prevista para ocorrer no mês de maio, a Semana da Saúde este ano ocorre em outubro devido à reformulação do calendário acadêmico. Portanto, sua programação leva em consideração datas importantes, como o Dia Mundial da Saúde Mental e o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, comemorado no dia 10 de outubro. Neste quesito, o evento traz ações como prevenção e combate ao assédio, curso de primeiros socorros e de prevenção e combate a incêndios.

A Semana da Saúde faz parte da campanha institucional IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que tem o objetivo de promover iniciativas que promovam a reflexão, incitando uma postura mais empática e solidária na comunidade acadêmica e, consequentemente, melhorar o relacionamento interpessoal entre servidores, estudantes e visitantes do câmpus.

A programação completa da Semana da Saúde do Câmpus Goiânia será divulgada em breve.

Semana da Saúde
Data: 29/10 a 1/11