IFG inicia inscrições para cadastro de núcleos incubadores
O edital, de fluxo contínuo, permanece aberto até o final do próximo ano
Estão abertas as inscrições para cadastro de núcleos incubadores em implantação ou em consolidação em âmbito dos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG). O edital (nº 29/2024/PROEX/IFG) está disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão, no link: ifg.edu.br/editais-extensao. O edital é de fluxo contínuo e está aberto para inscrições até dia 31 de dezembro de 2025.
De acordo com o edital, a proposta a ser submetida deverá se enquadrar em núcleo incubador em implantação, no caso de núcleo incubador inexistente ou em inatividade nos últimos 12 meses, ou núcleo incubador em consolidação, no caso de núcleo incubador com atividades comprovadas nos últimos 12 meses. Além disso, os núcleos aprovados serão cadastrados automaticamente como ação de extensão.
Será aceita apenas uma proposta por câmpus, com submissão a ser feita pelo coordenador-geral da ação. A inscrição está sendo feita via sistema Suap, no módulo Extensão, seção Dados do Projeto. Todas as informações que deverão conter na inscrição e os anexos com a documentação exigida estão disponíveis no Edital.
Conceitos
De acordo com o edital, os núcleos incubadores são “unidades de incubação de empreendimentos sociais e tecnológicos, localizados nos Câmpus do IFG, possibilitando a formação de uma rede de incubação assessorada pelo Escritório de Estímulo às Incubações (EEIn), que possa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural do espaço em que esteja inserido. Os Núcleos Incubadores visam proporcionar o ambiente e condições adequadas para a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos de base social e tecnológica”.
Uma incubadora já é um “ambiente que visa estimular a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos, além de fortalecer, apoiar e qualificar os empreendimentos já existentes, proporcionando condições favoráveis para o desenvolvimento, a produção e a comercialização de seus produtos e/ou serviços”, descreve o edital.
Os demais conceitos relativos à incubação, como Escritório de Estímulo às Incubações e Empreendedorismo (EEein), empreendimentos, inovação, incubadora social, incubadora de base tecnológica, incubação, pré-incubação e graduação estão disponíveis no edital.
Saiba mais informações sobre incubadoras no IFG
Pró-Reitoria de Extensão
Redes Sociais