Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Observatório do Mundo do Trabalho

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 12h44

 

 

 

O Observatório do Mundo do Trabalho é um espaço estruturado que articula, integra e realiza estudos sobre o mundo do trabalho, a Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT), propondo um elo entre a instituição e o seu território.

Conceitos estruturantes de nossas ações:

Eixo Científico-Tecnológico
Os eixos científico-tecnológicos são eixos aglutinadores de áreas científicas e tecnológicas afins, tendo em vista assegurar a atuação do câmpus de forma verticalizada e articulada nos diversos níveis e modalidade de ensino, bem como que esta atuação esteja integrada à atuação na pesquisa e na extensão.

Excelência
Atuação educacional em sintonia com o desenvolvimento local sustentável (demandas sociais e produtivas). Democratização do acesso e conclusão com êxito dos cursos, redução das taxas de evasão e de repetência dos estudantes, desenvolvimento de pesquisa e de extensão de ponta e socialmente engajada.

 

HISTÓRICO

O MEC/SETEC criou em 2006 o Sistema de Informações da Educação Profissional (SIEP) buscando construir um conjunto de ferramentas na área de tecnologias digitais, bem como a modernização dos processos de planejamento e gestão para a Rede de EPTC. Dentro desse processo foi consolidada por meio da Portaria 157, de 29 de outubro de 2010, a Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais - RENAPI, que incorporou o SIEP. A RENAPI envolve vários subsistemas (Biblioteca Virtual, Tecnologia de Inclusão de Pessoas Deficientes e o Observatório da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) como estratégia de expansão, modernização e melhoria contínua da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A perspectiva é subsidiar os processos de planejamento estratégico e operacional, bem como as rotinas administrativas, acadêmicas e de gestão, estabelecendo os indicadores necessários ao diagnóstico, monitoramento e avaliação.

Atualmente, o Observatório do Mundo do Trabalho e da Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Núcleo IFG, se apresenta como um departamento incorporado à estrutura da Reitoria do Instituto Federal de Goiás e tem a atribuição de coletar, gerar dados, informações, análises e reflexões que subsidiem a definição de políticas, a melhoria da eficácia e efetividade dos programas e projetos institucionais, tendo em vista contribuir com a Rede Federal.

 

FUNÇÃO SOCIAL

Apoiar e integrar os sistemas de informação do Instituto Federal de Goiás, especificamente a disponibilização de dados e indicadores educacionais e do Mundo do Trabalho objetivando subsidiar o Planejamento Estratégico do IFG;

 

Colaborar com a promoção da Educação Profissional, Científica e Tecnológica associada a um projeto de desenvolvimento socioeconômico sustentável e inclusivo;

 

Propor e executar projetos que auxiliem o desenvolvimento das áreas de atuação e intervenção do Instituto Federal de Goiás. 

Fim do conteúdo da página