Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Estudos e Pesquisas
Início do conteúdo da página

Estudos e Pesquisas

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 14h49 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 09h55

 

 Pesquisas em Parceria

 

 

Ensino Remoto Emergencial e vulnerabilidade discente 

 

Parceria:

Observatório do Estado Social Brasileiro - Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Observatório do Mundo do Trabalho do Instituto Federal de Goiás (IFG)

 

Quem é o discente que, durante a pandemia da Covid-19, desenvolveu suas atividades acadêmicas e escolares na modalidade Ensino Remoto Emergencial? Esse discente será o mesmo que retornará, de forma progressiva, aos bancos universitários e escolares?  Há uma parcela da comunidade acadêmica que imagina que esse discente é o mesmo e que as condições de vulnerabilidade, durante os distintos períodos da pandemia da Covid-19, serão minimizadas com o retorno para a modalidade presencial. 

Não é isso, no entanto, que revela a pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Estado Social Brasileiro e pelo Observatório do Mundo do Trabalho. Os pesquisadores empreenderam um esforço para oferecer para a comunidade acadêmica um retrato do Ensino Emergencial Remoto a partir das experiências discentes no Instituto Federal de Goiás (IFG), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG).  A pesquisa envolveu 7.602 discentes que responderam 49 questões sobre a caracterização domiciliar, passando pela renda e pelas avaliação quantitativa e qualitativa das aulas síncronas e das atividades assíncronas. 

Os resultados do trabalho foram divulgados no dia 14/12/2021, pelo canal do IFGoficial e estão disponíveis por meio do link https://youtu.be/BUc6Nb8-M8c

 

Acesse a apresentação: Apresentação - Pesquisa ERE e vulnerabilidade discente

 

Acesse os Microdados da pesquisa Ensino Remoto Emergencial e Vulnerabilidade Discente: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/486/Microdados_IFG_UEG_UFG_PROTEGIDO.xlsx

 

Ensino Remoto Emergencial e vulnerabilidade discente ou uma breve incursão sobre nossa cegueira - Artigo publicado na Revista UFG:  https://jornal.ufg.br/n/149360-porque-o-estado-importa

 

Acesse o questionário da pesquisa: Questionário - Pesquisa ERE e vulnerabilidade discente

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto de Pesquisa: Perfil Epidemiológico dos/as Servidores/as do IFG: um estudo sobre afastamentos

Parcerias: CAS/IFG, SIASS/IFG/IFGoiano e COMT

 

Publicação:

O Perfil Epidemiológico dos/as Servidores/as do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás: subsídios para análise dos afastamentos (.pdf 600Kb)

Artigo Premiado durante o XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES DE PESSOAL E RECURSOS HUMANOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO (ENDP)

1º lugar na Modalidade Artigo. Eixo Temático: Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cooperação Técnica para realização de pesquisa sobre Gênero no IFG

Parceria: Pesquisadora TAE/Câmpus Senador Canedo e COMT

 

Publicação: 

Relações de Poder e Gênero na Educação: uma análise a partir da distribuição de disciplinas e de cargos de direção no instituto federal de Goiás, Brasil (.pdf 425 kb)

Anais XXXI Congreso ALAS - Uruguai

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página