ptenfrdeitesth

Você está aqui: Página inicial > Eventos (Câmpus Formosa)

Eventos (Câmpus Formosa)

Ciências Sociais

Palestra "Para que serve a Teoria Social?" - 29/6

Na próxima quarta-feira à noite, o curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Câmpus Formosa estará realizando a palestra "Para que serve a Teoria Social?", que será mediada pela professora Mariana Toledo Ferreira e aberta a todos os interessados. Como convidados participantes, estarão o professor da área de Sociologia do Câmpus Anápolis, Enrico Bueno, e o professor da Universidade de Brasília (UnB), Sergio Tavolaro.   Essa atividade é aberta a todos os interessados, ocorrendo no contexto de práticas como componente curricular, no curso de Ciências Sociais. Também se conecta com um projeto de pesquisa coordenado pela professora Mariana, que trata do ensino de teoria social. "A pesquisa tem como intenção produzir um balanço da produção e reconhecer quais as preocupações a respeito de como se ensina a ensinar ciências sociais. Assim, estão convidados dois professores com trajetórias de reflexão sobre o tema para pensar junto com as pessoas participantes o lugar da teoria na prática das ciências sociais", justificou o professor de Ciências Sociais, Clóvis Henrique Leite de Souza.     SERVIÇO   Título da palestra: Para que serve a Teoria Social?    Data/Horário: 29/6, quarta-feira - 19h30   Convidados:  Enrico Bueno. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do IFG - Câmpus Anápolis. Sergio Tavolaro. Doutor em Sociologia pela The New School for Social Research. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Mediação: Mariana Toledo Ferreira - professora do IFG - Câmpus Formosa.    E-mail para a inscrição: teoriasocialifg@gmail.com

Eventos Realizados (Câmpus Formosa)

Roda de Conversa sobre os Editais PIBICTI - 12/5

Com o lançamento dos editais dos programas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação - PIBIC/PIBIC-Af, PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af, PIBITI/PIBITI/Af -,  será realizada na próxima quinta-feira, 12 de maio, uma roda de conversa entre a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), os servidores pesquisadores e os alunos do Câmpus interessados em submeter proposta aos editais. A ideia é  abrir um espaço para que os pesquisadores apresentem suas linhas de pesquisa e o interesse na orientação junto ao novo ciclo de iniciação científica, permitindo que os estudantes possam estabelecer contato posteriormente.   SERVIÇO Roda de Conversa sobre os Editais de Iniciação Científica Data: 12/5/2022 Horário: 18h20 Link da videochamada: https://meet.google.com/frw-focd-ftv     Notícia relacionada IFG abre nova seleção para projetos PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI

Seminários

Seminários NEP-TECC - 5/5

O terceiro encontro da série Seminários do NEPTECC - Impactos do Neoliberalismo na Educação será realizado na próxima semana, no dia 5 de maio. "A escolha pela temática se deu em função do contexto de aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil, impostas pelo desmantelamento de uma série de políticas sociais que se constituíram nos marcos históricos da Democracia no país, com a promulgação da Constituição Cidadã de 1988. O direito à Educação compõe o rol destas políticas, tendo em vista os impactos produzidos pela lógica e prática neoliberais", declarou a professora Kaithy das Chagas Oliveira, membro do Núcleo. Com a intenção de aprofundar a compreensão acerca deste fenômeno, tanto na perspectiva nacional como na realidade local do IFG, os seminários do NEP-TECC serão destinados ao estudo desta temática. Os seminários utilizam a referência de textos previamente levantados pelos(as) participantes do Núcleo. Os encontros ocorrem majoritariamente de modo remoto e são abertos ao público interessado.      SERVIÇO 3º Encontro Seminários Nep-Tecc Dia: 5/5/2022 - quinta-feira Horário: 14h - 16h Referência indicada para leitura e discussão:  MIRANDA, Marília Gouvea de. O Neoliberalismo como ofensiva neoconservadora à educação brasileira. In: Revista Inter-Ação.  V. 45 n. 1 - Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática, Goiânia, 2020. Disponível em: Vista do O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA (ufg.br), consulta em 18/1/2022.    *Interessados(as) em participar da atividade devem enviar solicitação para o e-mail  kaithy.oliveira@ifg.edu.br .

Reunião

Reunião com PROPPG - 29/4

Nesta sexta-feira, 29 de abril, no período vespertino, os servidores do Câmpus Formosa estão convocados para reunião online com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG),  por meio do Google Meet. Na pauta, estão editais da Diretoria de Pesquisa e Inovação; apresentação do Cite; CiteLab e demandas de pesquisadores. SERVIÇO Reunião com PROPPG Quando: 29 de abril, sexta-feira Onde: Google Meet, no link https://meet.google.com/qza-ckfz-wnf . Horário: 14h às 17 horas.   Acesse aqui o Memorando-Circular nº 18/2022.

CiteLab

Live "Ciência e Maternidade"

No dia 27 de abril, às 14h30, a Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG realizará uma live, juntamente com o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab), com o tema "Ciência e Maternidade". A palestrante convidada será a professora Fernanda Staniscuaski (UFRGS/Parent in Science) e a mediação será com a professora Lorenna Costa. As inscrições são gratuitas e o evento será transmitido no canal do Youtube do CiteLab IFG. Participe!    Evento: Live DPI/PROPPG e CiteLab Tema: "Ciência e Maternidade" Data: 27/04 Horário: 14h30 Inscrições: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/ Local de transmissão: Canal do YouTube CiteLab IFG (https://www.youtube.com/c/CiteLabIFG)