Inclusão/Acessibilidade
Material de Apoio
Nesta aba você encontrará produções acadêmicas concernentes à perspectiva inclusiva de Educação Especial.
A constituição do sujeito simbólico: para além dos limites impostos à deficiência mental. Anna Maria Lunnardi Padilha.
A construção da subjetividade através da Interação dialógica pela Comunicação Suplementar e alternativa. Paula Mello Pereira Passos.
A experiência de ser surdo: uma descrição fenomenológica. Rodrigo Rosso Marques.
A experiência perceptiva é o solo do conhecimento de pessoas com e sem deficiências sensoriais Elcie F. Salzano Masini.
A inclusão de estudantes com deficiência, no ensino superior. Elcie Masini e Fernanda Bazon.
A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Carlos Skliar.
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural. Douglas Christian Ferrari e Melo; Rita de Cassia Cristofoleti e Elisabeth Rossetto.
Avaliação pedagógica: foco na deficiência intelectual numa perspectiva inclusiva. Anna Augusta Sampaio; Fernanda Oscar Dourado Valentim e Luis Henrique Silva (Org.)
Conhecimentos necessários para elaborar o PEI. Vânia Benvenuti Barbosa e Marcos Pavani de Carvalho.
Crítica da medicalização na educação escolar: um saber necessário na formação de professores. Ademir Henrique Manfré.
Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Sueli de Souza Dias; Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. .
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Carla Ariela Rios Vilaronga e Enicéia Gonçalves Mendes.
Inclusão escolar nos Institutos Federais brasileiros: serviços e possibilidades de atuação: Carla Ariela Rios Vilaronga; Jéssica Rodrigues Santos; Daniele Pinheiro Volante; Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães (Org.).
Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Éder Pires de Camargo.
Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos Carlos Skliar e Ronice Quadros.
Lev S. Vigotski. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal.
Lev S. Vigotski. Fundamentos da Defectologia.
Novos modos de vigiar, novos modos de punir: a patologização da vida. Maria Aparecida Affonso Moysés e Cecília Azevedo Lima Collares.
Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional: pesquisa, extensão e formação de professores. Marcia Denise Petsch (Org.).
O estado da arte sobre inclusão de estudantes com deficiências nos Institutos Federais. Poliana Cavalcante de Souza e Andreza Maria de Lima.
O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Joseph S. Renzulli.
O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Theresinha Guimarães Miranda e Teófilo Alves Galvão Filho (Org.).
O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior. Freitas Pereira.
Prancha fácil – Software de Comunicação Alternativa desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ:
Vídeo de como utilizá-lo: https://www.youtube.com/watch?v=20f3Ab-U8g8
Publicações da ISAAC Brasil, sobre uso a Comunicação Alternativa:
Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME.
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física. Éder Pires de Camargo.
Redes Sociais