Cite

Desafio IFG já tem seus vencedores

Foram realizadas, na sexta-feira, 14, no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, as competições que marcaram o encerramento da primeira edição do Desafio IFG – Da ideia à inovação. O evento foi promovido pelo Centro de Inovação Tecnológica (Cite) da Instituição e teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Techmall S.A. e a parceria com a empresa Speed-e.

Durante a fase final do evento, participaram, compondo a banca julgadora, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ruberley Rodrigues de Souza (representando o reitor do IFG); o gestor do Procompi e do Núcleo de Inovação em Goiás (NIG) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Nelson Anibal Lesme Orué; o diretor administrativo e financeiro da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), Hélio Naves; o sócio fundador da Techmall S.A., Aluir Dias Purceno; e o diretor da Fundepar, Ramon Dias de Azevedo.

Projetos vencedores

Ao todo foram inscritos 24 projetos no Desafio IFG e, dentre esses, 10 foram selecionados para as etapas seguintes. Ao final da competição, foram premiados os três melhores projetos. Confira:

1º Lugar: Chocolates naturais à base de hortaliças com baixos teores calóricos (Câmpus Inhumas)

2º Lugar: Projeto de pesquisa e desenvolvimento de produtos têxteis baseados em materiais orgânicos, inicialmente utilizando as partes da banana e bananeira (Câmpus Goiânia)

3º Lugar: Green BIRD (Câmpus Luziânia)

O primeiro lugar recebeu R$ 3.000,00 em consultoria de negócios para preparar o projeto para a competição I2P Latin America ou competição equivalente e terá direito a participar do I2P Latin America ou competição equivalente com todas as despesas de viagem inclusas para os membros da equipe. O segundo lugar foi premiado com R$ 2.000,00 em consultoria de negócios para preparar o projeto para outras competições e terá direito a participar do UFMG Challenge ou outro evento nacional semelhante com todas as despesas de viagem inclusas para os membros da equipe. Por fim, o terceiro lugar recebeu R$ 1.000,00 em consultoria de negócios para preparar o projeto para outras competições.

Foi premiado, também, o projeto dotado de maior impacto social e ambiental. O projeto de pesquisa e desenvolvimento de produtos têxteis baseados em materiais orgânicos, inicialmente utilizando as partes da banana e da bananeira, foi desenvolvido por uma equipe do Câmpus Goiânia e recebeu R$ 3.000,00 em consultoria de negócios para auxiliar na formatação do projeto para participar de competições de negócios sociais ou outros desafios.

I2P – Idea to product

Das dez equipes que foram selecionadas para as etapas finais do Desafio IFG, seis enviaram propostas para o I2P - Idea to product™ Competition Latin America 2015, que é uma competição de inovação tecnológica, cuja meta é preencher a lacuna entre a pesquisa universitária e as competições de planos de negócios e o mercado.

Com o auxílio e a consultoria da Speed-e, dois projetos do IFG foram selecionados para a competição. São eles:

* Chocolates naturais à base de hortaliças com baixos teores calóricos (Câmpus Inhumas);

* Processador de resíduos orgânicos doméstico (prod.): triturador e compactador  (Câmpus Goiânia).

A competição I2P - Idea to product será realizada em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 27 e 29 de agosto.

Saiba mais sobre o Desafio IFG no site: www.desafioifg.com.br

Conheça o I2P – Idea to product

Clique aqui e confira algumas fotos do evento.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.