Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Serviços > IFG > Câmpus > Anápolis > Setores > Ensino (Anápolis) > Área Acadêmica
Início do conteúdo da página

Área Acadêmica

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h41 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 09h28

Visitas técnicas no IFG

As visitas técnicas são atividades pedagógicas supervisionadas realizadas em ambientes externos à instituição, constituindo um mecanismo de integração entre a escola e a sociedade. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, as visitas técnicas são regulamentadas pela Resolução CONSUP IFG nº 55/2014. As visitas técnicas deverão constar nos Planos de Ensino das respectivas disciplinas.


No início de cada semestre, o Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) fará o levantamento, junto aos docentes, das visitas técnicas planejadas para o semestre vigente. Em seguida, o DAA elaborará a Planilha de Programação Semestral de Visitas Técnicas, que deverá ser assinada pelos coordenadores de curso, pela Chefia do DAA, pelo(a) Gerente de Administração e pelo(a) Diretor(a)-Geral do Câmpus. A Planilha de Programação Semestral de Visitas Técnicas será elaborada, atualizada e inserida no processo de visita técnica pelo próprio DAA. 

Formalização da visita técnica

Estão disponibilizadas aqui as orientações necessárias para formalização do processo de visita técnica.

 

Antes de iniciar o processo, conferir a AGENDA DO TRANSPORTE e realizar o pré-agendamento com a Coordenação de Administração e Manutenção (Setor de Transportes) para reserva da data   (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / 3703-3395).

Consulte o fluxograma (disponível aqui) para verificar os procedimentos e os responsáveis por cada etapa do processo de visita técnica.

 

Toda visita técnica deve ser formalizada através de processo eletrônico, exclusivamente, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), com no mínimo 07 dias úteis de antecedência.

 

  

O início do processo deverá ocorrer através de requerimento no SUAP, seguindo o passo a passo abaixo (para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui):

- Tipo de processo: "Acadêmico: Visita Técnica"

- Assunto: "Solicitação de Visita Técnica - LOCAL - DATA"

- Descrição: Descrever sucintamente a Visita Técnica

Após gerar o requerimento, adicionar os documentos iniciais.

DOCUMENTAÇÃO INICIAL:

- Requisição de viagem (modelo no SUAP) contendo todas as assinaturas exigidas no documento;

- Plano de Ensino da disciplina (em que consta a previsão de visita técnica);

- Nome de servidores e alunos - visita técnica (modelo no SUAP);

- Planilha de concessão de auxílio financeiro a estudantes*, se for o caso (modelo no SUAP);

Após anexar os documentos iniciais, clicar em "Gerar Processo Eletrônico" e encaminhar o processo para o setor ANA-DAA.

* Para consulta de valores de auxílio financeiro, verificar Memorando Circular n.º 10/2016/PROAD/IFG

 

PARA O DIA DA VIAGEM (viajar com essa documentação em mãos):

- Termos de responsabilidade de todos os estudantes (modelo aqui);

- Autorização dos pais/responsáveis para estudantes menores de 18 anos (modelo pdf e editável)

(Para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui)

 

 

Após a realização da visita técnica, o/a docente responsável deverá anexar ao processo a documentação final da visita (para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui).

DOCUMENTAÇÃO FINAL:

- Relatório da Visita Técnica (modelo no SUAP). Prazo: até 05 dias corridos após a realização da visita. 

Entregar os seguintes documentos físicos para o DAA escanear e anexar ao processo:

-  Lista de presença dos participantes da visita técnica;

- Termos de responsabilidade de todos os estudantes (assinados);

- Autorização dos pais/responsáveis para estudantes menores de 18 anos (assinados).

 O DAA fará a certificação a partir da lista de presença entregue. 

 

Solicitação de diária para servidor

Caso faça jus ao recebimento de diária (Portaria Normativa n.º 02/2020-REITORIA/IFG), o/a docente responsável pela visita técnica e o/a servidor/a acompanhante deverão (individualmente):

Iniciar o processo de requerimento no SUAP, seguindo o passo a passo abaixo (com no mínimo 07 dias úteis de antecedência):

(para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui)

- Tipo de processo: "Solicita diárias e/ou veículo oficial"

- Assunto: "Solicitação de diária - Visita Técnica - LOCAL - DATA"

- Descrição: Descrever sucintamente a solicitação

Após gerar o requerimento, adicionar os documentos iniciais.

DOCUMENTAÇÃO INICIAL:

- Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens (modelo no SUAP). Preencher, assinar e solicitar a assinatura da chefia imediata.

- Documentação referente à realização da visita técnica (Folder/programação do Evento, Requisição de Viagem, Convite, E-mail, etc.).

Após anexar os documentos iniciais, clicar em "Gerar Processo Eletrônico" e encaminhar o processo para o setor ANA-DAA.

O servidor da CAA/DAA procederá à solicitação da(s) diária(s) no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). 

 

Após a realização da visita técnica, o/a docente responsável pela visita técnica e o/a servidor/a acompanhante deverão anexar a documentação de prestação de contas ao seu respectivo processo de solicitação de diária (no prazo de até 05 dias corridos contados da realização da visita).

(para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui)

DOCUMENTAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS:

- Relatório de Viagem (modelo no SUAP);

- Documentação comprobatória de participação na visita (Fotos, Relatório da Visita Técnica, Lista de Presença, etc.).

Após anexar os documentos, encaminhar o processo para o setor ANA-DAA.

 

Fim do conteúdo da página