Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Guarda Municipal

Imprimir

Câmpus realiza aula inaugural do curso de Formação da Guarda Municipal

Na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, foi realizado no Câmpus Valparaíso a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal do Novo Gama. O curso é uma parceria do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de goiás, câmpus valparaíso e da prefeitura municipal do município de novo gama.

Essa turma é formada por 160 Guardas Municipais de Novo Gama/GO, município vizinho ao Valparaíso. O objetivo do Curso de formação inicial é qualificar o profissional da Guarda Civil Municipal como agente de cidadania e construir sua identidade como educador, mediador e agente de prevenção, utilizando o diálogo como importante instrumento para mediar conflitos e tomar decisões, motivando-o a adotar no dia a dia, atitudes de justiça, cooperação interna com outros órgãos parceiros, e respeito à lei, valorizando a diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

Estavam presentes na aula inaugural os prefeitos dos municípios de Novo Gama, Everaldo Martins, de Valparaíso, Lucimar Nascimento, o vice-prefeito de Luziânia, Didi Viana, o Diretor-geral do Câmpus Valparaíso, prof. João Marcos Bailão de Lima, o assessor da Chefia de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás; Hernany Bueno, além de secretários municipais de Novo Gama e Valparaíso e diversas autoridades do Ministério da Justiça, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Tribunal de Justiça de Goías, das Polícias Militar e Civil de Goiás e das Guardas Municipais de Cristalina e Formosa.

Após a abertura oficial foi realizado um ciclo de palestras com os temas:

- A importância dos Municípios e das Guardas Municipais no contexto atual da Segurança Pública – Fernando Cesar Zarantonello - Coordenador do Projeto Gabinete de Gestão Integrada do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ;

- Inovações Tecnológicas para a Segurança Pública, Tecnologia no Brasil e no Mundo, Tecnologia Operada pelas GMs no Brasil, Tecnologia Aplicada na Copa do Mundo e Olimpíadas, Tecnologias de Próximas Gerações – Engenheiros de Telecomunicações Wesley da Silva Borges e Wanessa de Alvarenga Silva - Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – SESGE/MJ;

- Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014 e suas implicações na Segurança Pública – Eliel Miranda - GCM de Santa Bárbara do Oeste/SP;

- A participação do IFG na Segurança Pública do Entorno do Distrito Federal, a importância do diagnóstico para a elaboração de propostas para a redução da violência – Marizângela de Bortolo Pinto – Professora do IFG Câmpus Luziânia e Doutoranda UNB;

- A participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ como indutora de Diretrizes Nacionais, Sistema Único de Segurança Pública – SUSP e o Centro de Comando e Controle Nacional – Alex Jorge da Neves - Assessor Especial da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ.

O curso vai contar com 200 horas presenciais e 120 horas na modalidade de EAD. A parte presencial vai ser ministrada no Câmpus Valparaíso de segunda a sexta das 8 às 17 horas.

O encerramento do curso será realizado junto com o I Seminário Regional de Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno/RIDE – Integração, Inteligência e Inovações Tecnológicas nos dias 16 e 17 de março de 2016 no IFG Câmpus Luziânia.