Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG recebe recursos do Governo Federal e construirá cinco novos restaurantes estudantis
Gestão

Os recursos do Novo PAC financiarão obras nos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Formosa, Goiânia e Goiânia Oeste

O IFG recebeu do Governo Federal recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento para a construção de novos restaurantes estudantis

O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu do Governo Federal recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de 8 milhões para a construção de novos restaurantes estudantis na Instituição. Os câmpus contemplados com o investimento são: Águas Lindas, Anápolis, Formosa, Goiânia e Goiânia Oeste, unidades nas quais ainda não havia refeitórios estudantis. O início das construções está previsto para acontecer dentro dos próximos meses.

De acordo com a reitora do IFG, Oneida Barcelos Irigon, “as obras nas unidades em que ainda não havia restaurantes é um sonho e uma realização muito importante para o IFG. Os restaurantes irão beneficiar enormemente os alunos da Instituição, principalmente por serem instrumentos de suma importância para a política de assistência estudantil”. Além disso, como destacou a gestora, “os restaurantes serão responsáveis por fornecer alimentação com qualidade nutricional para a comunidade escolar e acadêmica, e isso é fundamental para nossos estudantes”.

Ao todo, segundo o pró-reitor de Administração do IFG, Diego Silva Xavier, a Instituição receberá recursos que totalizam 8 milhões de reais, que serão divididos entre os cinco câmpus contemplados.

De acordo com o pró-reitor de Administração, os projetos dos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Formosa e Goiânia Oeste são padronizados. O restaurante do Câmpus Goiânia, por sua vez, devido às condições de infraestrutura existentes, será diferente dos demais. A essa unidade, também foi destinado no final de março de 2024 o valor de R$ 2.300.000,00, para a construção do restaurante estudantil (saiba mais).

Como lembrou Diego Xavier, um outro câmpus que ainda não tem restaurante em funcionamento é o de Inhumas. Contudo, nessa unidade, as obras do restaurante estão em andamento desde outubro de 2023. Os recursos para a construção do restaurante na unidade de Inhumas são oriundos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação. A previsão é de que a obra fique pronta neste ano de 2024 (Acesse matéria a respeito).

Próximos passos

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração do IFG, a Instituição agora está organizando todos os documentos relacionados à destinação dos recursos. As licitações já foram homologadas e finalizadas. O IFG, junto com as unidades envolvidas, elaborará os Planos de Trabalhos para serem enviados ao Governo Federal; essa elaboração é uma exigência para que os recursos sejam efetivados. Após essa etapa, a Instituição vai aguardar o recebimento dos valores. A previsão é de que ainda neste semestre as obras comecem.

Ao todo, o Governo Federal, por meio do Novo PAC, investirá no país R$ 3,9 bilhões em obras (sendo R$ 2,5 bilhões para a criação de novos câmpus e R$ 1,4 bi para a consolidação de unidades dos Institutos Federais já existentes). Entre as obras do PAC Consolidação estão novos refeitórios estudantis, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos. (Saiba mais aqui). As obras dos restaurantes dos cinco câmpus do IFG se enquadram nesta modalidade.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.