Comunidade do câmpus Cidade de Goiás participa de reunião virtual com reitoria
o ensino emergencial remoto foi a grande questão do encontro
No início da tarde de hoje, dia 03 de agosto, foi realizada reunião com a participação do reitor Jerônimo Rodrigues e diversos pró-reitores, comunidade acadêmica do câmpus Cidade de Goiás, estudantes e pais/responsáveis, ao todo foram 126 pessoas. Mediada pela diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis, o encontro foi dividido em dois blocos: informes gerais e repostas à questões trazidas pelos participantes. O encontro foi gravado e será disponibilizado para aqueles que não conseguiram acompanhar ao vivo.
Panorama geral das ações do IFG na pandemia
O reitor Jerônimo Rodrigues fez um histórico dos 160 dias da pandemia da Covid- 19 na Instituição desde que o calendário acadêmico foi suspendo em 13 de março nos 14 câmpus do IFG após publicação de decreto estadual que suspendeu as aulas em toda a rede de ensino. Também fez um apanhando sobre a situação das instituições de ensino federal a partir dos dados do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica (CONIF), sobre as resoluções e portarias que foram publicadas na instituição ao longo desse tempo.
“Precisamos ressaltar os princípios basilares que norteiam sempre nossas ações: segurança defesa e preservação da vida, isonomia, equidade e inclusão, garantia e qualidade acadêmica, defesa dos princípios e objetivos principais da instituição, gestão democrática, não precarização do trabalho, garantia da autonomia institucional”
Jerônimo citou e explicou cada ação que foi realizada no IFG como: manutenção do pagamento dos auxílios estudantis; projeto acolher – apoio psicológico aos servidores; cursos e palestras; pesquisas aplicadas ao combate ao coronavírus com captação de recursos no ministério da saúde; orientações à população sobre formas de proteção; projetos culturais; projetos solidariedade à comunidade; aquisição de alimentos pelo PNAE para distribuição de kits de alimentação aos estudantes; produção de álcool 70% produção de máscaras inclusivas, de protetores faciais que foram doados aos profissionais de saúde; simpósio ciência, arte e educação em parceria com as instituições públicas de ensino do estado; edital de apoio a projetos artísticos-culturais; produção de conteúdo em libras sobre prevenção ao coronavírus; pesquisa sobre acesso e uso de tecnologias entre estudantes e servidores; aquisição de novos equipamentos para atender aos estudantes que não possuem equipamentos tecnológicos para o ensino emergencial remoto; capacitações em formação digital para comunidade acadêmica interna; elaboração de material didático-pedagógico; colações de graus por atos administrativos de forma virtual e etc.
Reelaboração do calendário acadêmico
Sobre a retomada do calendário acadêmico, o diretor geral Sandro de Lima ressaltou que será feita uma proposta inicial baseada nas instruções normativas do IFG e posteriormente será discutida com os diversos segmentos do câmpus. “Nós temos que estar atentos e solidários para respeitar as diferenças de cada um, sociais e psicológicas que nossos estudantes terão para enfrentar o ensino remoto. Estar atentos para amenizar e tornar esse processo o mais isonômico possível”.
A proposta seguinte será discutida e aprovada inicialmente pelo Conselho de câmpus (Concâmpus) e encaminhada para a aprovação no Conselho Superior (Consup):
Semana de Planejamento e Formação continuada: 1º Semestre – 13/08 a 09/09/2020
Início das aulas: 10/09/2020
Término do 1º Semestre: 07/11/2020
Semana de Planejamento e Formação continuada: 2ª Semestre – 09/11 a 13/11/2020
Início do 2º Semestre: 16/11/2020
Recesso Acadêmico: 21/12 a 31/12/2020
Retorno do Recesso Acadêmico: 04/01/2021.
Término do 2º Semestre: 24/02/2021
O diretor também informou sobre as adequações que estão sendo realizadas na estrutura predial do câmpus e sobre as ações específicas do câmpus durante a pandemia como as ações de solidariedade, o atendimento psicológico, os vídeos de exercícios físicos do professor Fabrício Cardoso, e anunciou o início da produção de álcool glicerinado nos próximos dias.
Na segunda parte da reunião os participantes tiraram dúvidas sobre as ferramentas disponibilizadas para o ensino remoto, os programas de assistência estudantil conectividade, a capacitação de docentes e estudantes para o uso das plataformas digitais e sobre datas dos lançamentos dos próximos editais de pesquisa e extensão.
Participaram respondendo às questões o pró-reitor de Administração, professor José Carlos Barros Silva; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, administrador Amaury França Araújo; a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; o pró-reitor de Extensão, professor Daniel Silva Barbosa, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo Francinete Silva Júnior.
Saiba mais sobre o ciclo de reuniões com a reitoria do IFG
Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás
Redes Sociais