Servidores do IFG participam de Seminário Nacional sobre Alimentação Escolar

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 09h44 | Última atualização em Quarta, 16 de Maio de 2018, 09h44

O evento é uma realização do Instituto Federal do Sul de Minas

Começou ontem, dia 15 de maio, o II Seminário Nacional sobre os desafios e avanços na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovido pelo IF Sul de Minas, no campus Pouso Alegre. O servidor Tiago Andrade, coordenador de gestão orçamentária, representa o IFG-câmpus Cidade de Goiás.

Diversos institutos federais, órgãos públicos e organizações estão reunidos para debater a implementação do programa na Rede Federal, articulando os profissionais dos diversos setores envolvidos na execução dessas políticas públicas e proporcionando a construção de conhecimentos, metodologias, experiências e procedimentos didático-pedagógicos que visem o efetivo desenvolvimento de ações para garantia da oferta de alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, segurança alimentar aliadas ao desenvolvimento sustentável regional, por meio das aquisições diretas da agricultura familiar.

Programação

Vários temas são abordados em palestras e oficinas como: Alimentação Escolar no Brasil – Direitos e Deveres; Diretrizes da SETEC sobre o PNAE; Avanços e Desafios do PNAE na Rede Federal; Problematização na implementação do PNAE da Rede Federal; Experiência da Associação dos Agricultores Familiares de Piedade e Região Ouro Preto-MG; Participação do IF Sertão - Pernambucano com experiências na execução do PAA-CI, do IF Goiás com experiências na implementação do PNAE e também do IFSULDEMINAS com experiências de ensino, pesquisa e extensão na execução do PNAE. Além disso, haverá uma Feira de Produtos da Agricultura Familiar. Confira a programação completa no site: https://seminariopnaepaa.ifs.ifsuldeminas.edu.br/programacao.php

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Os alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE)