Revista de Crítica de Cinema é resultado de projeto de pesquisa

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 09h01 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 19h14

o conteúdo já pode ser acessado no link: http://cinefg.art.br/

Acaba de entrar no ar a CINEF, revista de crítica de cinema resultado do projeto de pesquisa "A crítica de cinema como produção de conhecimento: criação de uma revista de estudo da linguagem audiovisual", orientado pelo professor Renné França e contemplado com bolsa PIBITI para o aluno do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do campus Cidade de Goiás, Elder Patrick.

O terror Um Lugar Silencioso”, o clássico “O Selvagem da Motocicleta”, a ficção científica “Aniquilação”, a série “Mindhunter” e os filmes de ação “Atômica” e “Baby Driver” são alguns dos textos que já estão no ar. Para conferir, acesse: http://cinefg.art.br/

Segundo o professor Renné França, o objetivo principal do projeto foi estudar os diferentes formatos da crítica cinematográfica e compreender estes textos como forma de estudo da linguagem audiovisual. “A crítica como exercício para quem a escreve e ao mesmo tempo como forma de ensinamento para quem a lê.” A partir deste estudo, orientador e bolsista chegaram a um modelo de textos e formato de publicação que pudesse ser tanto um laboratório para futuros críticos quanto uma forma fácil de leitura e compreensão do que é o cinema para futuros cinéfilos. “A opção por um site se deu por ser um formato mais dinâmico para atualização e pela facilidade de divulgação a um maior número de pessoas, para além da comunidade interna do IFG”, explica.

Há dois principais modelos de textos na CINEF: a Resenha Crítica, formada por textos mais curtos e sem spoilers, pensados para quem ainda não viu o filme comentado, e a Crítica, com textos mais densos e aprofundados, voltados para completar a experiência de quem já assistiu ao filme. Além de cinema, a revista trará também críticas de séries.

Também escrevem na CINEF outros professores e alunos do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG, mas a expectativa é estender seu quadro de autores tanto para alunos do Técnico de Produção em Áudio e Vídeo quanto para qualquer estudante ou servidor do IFG que se interesse pela narrativa audiovisual. As diretrizes para escrita de textos colaborativos serão divulgadas no próprio site.

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás com informações do professor Renné França