Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PLANEJAMENTO

Servidores se preparam para início das aulas no IFG Aparecida de Goiânia

Criado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 16h36 | Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 13h37

Palestrantes convidados enriquecem a agenda de preparativos para o retorno às atividades acadêmicas.

imagem sem descrição.

 

Na manhã desta terça-feira, 05/02, aconteceu a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico do IFG Aparecida de Goiânia 2019/1. O evento contou com dois professores convidados: Prof. Dr. José Carlos Moreira de Souza, do Câmpus Ceres do IF Goiano, e Prof. Me. Berto Rodrigo Marinho da Luz, do Câmpus Hidrolândia, também do IF Goiano. A mediação ficou a cargo da servidora Kamilla Assis Tavares, Técnica em Assuntos Educacionais do Câmpus Aparecida de Goiânia. O público foi formado por professores e técnicos-administrativos, além dos gestores desta unidade. Veja a programação completa.

 

Na Mesa de abertura, o primeiro a falar foi o professor José Carlos, que trouxe questões ligadas ao Currículo Integrado e à Educação Profissional e Tecnológica, traçando um breve histórico da Rede Federal de Educação e suas atribuições perante a sociedade, enquanto instituição que atualmente busca formar cidadãos não somente para o domínio de técnicas exigidas pelo mercado de trabalho, mas sim para todas as dimensões da vida humana. Para isto, o professor trouxe elaborações de pesquisadores como Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, Marise Ramos e Gaudêncio Frigotto, além de teorias sobre formação integral, ou omnilateral, presentes nas obras de Marx e Gramsci. Também foram observados dados sobre evasão escolar no Ensino Médio e sobre formas de segregação educacional, institucionalizadas por políticas públicas. A pergunta principal apresentada à equipe do IFG Aparecida de Goiânia foi: o currículo integrado é vivenciado na prática social e pedagógica das escolas que ofertam essa modalidade de ensino? Ou seja, a formação humana integral/omnilateral constitui-se o alvo do ensino médio integrado?

 

Na segunda parte, o professor Me. Berto Rodrigo, do IF Goiano – Hidrolândia, apresentou a experiência de seu câmpus na busca pela implementação de um currículo mais adequado à integração de conteúdos, superando a simples interdisciplinaridade e conduzindo o processo pedagógico para um formato que garantisse, inclusive, a menor evasão do aluno do Ensino Médio. Berto descreveu como teve início o novo Projeto Pedagógico de sua unidade, visando uma educação verdadeiramente integral, falou sobre os agentes educacionais envolvidos, as etapas percorridas, os anseios dos alunos/as, a evolução do processo e mesmo as falhas que ainda seguem sendo corrigidas. Durante sua fala o docente exemplificou as alterações em cargas horárias destinadas à presença do aluno em sala de aula e em projetos de ensino, pesquisa e extensão, monitorias e apoios, falou sobre a inserção de um Núcleo Articulador, a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos Técnicos Integrados, a implantação de regências compartilhadas, as semanas e os eixos de integração. Por fim, apresentou os resultados alcançados com estas mudanças e destacou como elas refletiram o sucesso do novo modelo de ensino-aprendizagem, apontando os números que provaram a diminuição da evasão e a satisfação de todos os participantes, por meio de depoimentos.

 

A Semana de Planejamento Pedagógico é uma atividade semestral que tem o propósito de integrar professores e técnicos-administrativos do Câmpus na tarefa de preparar a recepção aos alunos veteranos e novatos, além de formatar as atividades do semestre letivo. A Diretora-Geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, presente nas palestras de abertura, considera que esse é um momento imprescindível no calendário do campus, pois configura um importante espaço para formação docente, troca de experiências, bem como reorganização e preparação para o início do semestre letivo.

 

Mesa de Encerramento

A programação do evento segue até sexta-feira, com sistematizações de atividades da instituição, reuniões de colegiados, eleições de coordenação de curso e apresentações de departamentos administrativos do câmpus. O encerramento será com a mesa “Aspectos políticos e jurídicos concernentes à atuação docente nos dias atuais”, com convidados da PUC/GO, da Reitoria do IFG e do SINTEF – Goiânia.

  

Sobre os convidados:

 

Prof. Dr. José Carlos Moreira de Souza

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas, Câmpus VI, Caetité (UNEB, 2001); Especialista em Uso dos Recursos Naturais e os Reflexos no Meio Ambiente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2003); Mestre em Ciências da Educação Agrícola pelo Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/IA - UFRRJ, 2009) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE - UFG, 2014). É professor no Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), atuando em cursos técnicos e de graduação no Câmpus Ceres e no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IF Goiano - Câmpus Morrinhos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3304933426514766

 

Prof. Me. Berto Rodrigo Marinho da Luz

Licenciado em Matemática pela UFG, especializado em Docência Universitária pela FMB e Mestre em Matemática pela UFG - Goiânia. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado de Hidrolândia - GO.Tem experiência na área de Matemática no ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior, com ênfase no ensino da Matemática.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6346326501401261

 

 

Veja aqui as fotos da abertura.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página