EMPREENDEDORISMO

Palestra com Jair Stival dá início ao Programa Empreender no IFG Aparecida

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 22h22 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 16h42

O palestrante atraiu a atenção dos participantes para o universo do empreendedorismo

Na noite da terça-feira, 02/04, teve início no IFG Aparecida de Goiânia as oficinas do PROGRAMA EMPREENDA. Com mais de 150 inscritos, o objetivo do projeto é a formação empreendedora da comunidade acadêmica do Instituto e da comunidade externa. A primeira aula/palestra foi com o professor Jair Stival, graduado em Administração com Pós-Graduação em Marketing, facilitador de treinamento credenciado pelo SEBRAE, que fez um trabalho motivacional com os participantes, elencando as características, as habilidades e as possibilidades de cada pessoa se tornar um bom ou uma boa empreendedor/empreendedora.

O primeiro encontro foi aberto pelo professor José Renato Masson, Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IFG Aparecida de Goiânia, que apresentou aos alunos os gestores responsáveis pela execução do Programa Empreender: o professor Wesley Pacheco, coordenador geral do Programa junto ao Instituto Federal de Goiás, e a coordenadora da Incubadora 3D, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Daniele Marcasso, que foi a idealizadora da ação. Também esteve presente o consultor Sérgio Rodrigues, do Sebrae/GO.

Em suas falas tanto José Renato quanto o professor Wesley Pacheco destacaram a importância da Incubadora 3D, que foi criada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Aparecida de Goiânia, para a garantia de acesso de toda a população da região Metropolitana à formação necessária ao empreendedorismo. José Renato destacou ainda a importância do Instituto Federal de Goiás ser uma instituição de ensino pública, gratuita, de qualidade, para que iniciativas como essa floresçam.

As atividades da noite duraram aproximadamente 4 horas e contou com a elaboração prática de propostas de empreendedorismo, coletadas junto aos grupos formados durante o trabalho. Os participantes puderam experimentar os conceitos sugeridos pelo palestrante, em uma oficina participativa e envolvente.

Próximas oficinas

Ao todo serão cinco cursos e palestras, com foco no empreendedorismo e inovação, que ocorrerão sempre no período noturno, totalizando 26 horas de capacitação. O próximo encontro será no dia 7 de maio, e terá o tema: “Criatividade (Palestra Customizada)”. Em seguida, nos dias 3 e 4 de junho, será realizado o curso “Como elaborar seu plano de negócios”. No segundo semestre o Programa Empreenda promove os cursos “Análise de Mercado para começar bem” e “Orientação sobre acesso a financiamento para começar bem”. O primeiro será realizado nos dias 20 e 21 de agosto e, o segundo, em 17 de setembro.

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e devem ser feitas somente pela internet, na página do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pequisa (Sugep) do IFG.

Podem se inscrever para participar do Programa Empreenda servidores e estudantes do IFG e também membros da comunidade externa. Os participantes interessados em concorrer as vagas que serão ofertadas para a modalidade pré-incubação na Incubadora 3D devem ter presença em no mínimo 75% dos encontros.

As vagas destinam-se a projetos em fase de ideia ou desenvolvimento. Ao final do Programa Empreenda, o Cite e a Incubadora 3D vão compor uma comissão examinadora para selecionar os cinco melhores projetos, que serão contemplados. Os representantes dos projetos devem ser maiores de 18 anos, para poderem assinar contrato com o IFG e a Incubadora 3D.

O programa está sendo desenvolvido pelo Centro de Inovação Tecnológica (Cite) do IFG com atividades que se estendem até setembro, no Câmpus Aparecida de Goiânia, numa parceria com Programa de Incubação de Empresas do Município de Aparecida de Goiânia (Incubadora 3D), da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Veja as fotos do primeiro módulo.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia