Biblioteca

Semana do Livro e da Biblioteca no IFG Aparecida terá a IV edição do Sarau Cultural e outras atividades

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 09h49 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 18h59

O evento integra a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do SIB/IFG, que será realizado de 25 a 27 de outubro

Estudantes do IFG Aparecida durante atividade do desafio Jogos Literários

A Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG vai realizar nos dias 26 e 27 de outubro, a programação local da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, integrando uma programação do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Goiás (SIB/IFG), que inclui todas as demais bibliotecas da instituição. A abertura oficial da Semana será no dia 25, com programação organizada pelo SIB/IFG. Nos dois dias de evento no Câmpus Aparecida de Goiânia, serão realizadas a IV edição do Sarau Cultural, roda de conversa, lançamento de livros e premiação da ação Jogos Literários. Os Jogos Literários, aliás, já estão envolvendo os estudantes do IFG Aparecida desde o início de outubro, com diversas atividades de estímulo aos conhecimentos em Literatura e Língua Portuguesa.

As atividades da programação do SIB/IFG partem do tema gerador “Biblioteca como lugar de proximidade, convivência e formação: portas com infinitas possibilidades!”. No Câmpus Aparecida de Goiânia, o roteiro iniciado em 5 de outubro com os jogos literários instiga os estudantes ao envolvimento com questões acerca de obras e autores, promove uma envolvente troca de saberes entre os participantes e também provoca o exercício de habilidades com a Língua Portuguesa.

Os desafios dos jogos literários estão distribuídos em quatro etapas, tendo sido as duas primeiras realizadas nos dias 5 e 13 de outubro, a próxima prevista para o dia 19 e a última sendo realizada até o dia 21. Toda semana, a Biblioteca divulga, em seu perfil no Instagram @bib.ifgaparecida, as informações sobre o “game da semana”, com as regras do jogo e a pontuação da etapa. Os três participantes mais bem pontuados serão premiados com livros, vale-livros e medalhas, a serem entregues no dia 26.

Os Jogos Literários são uma atividade nova na Biblioteca do IFG Aparecida e está conquistando muito boa adesão dos estudantes. “Estamos todos muito animados com a movimentação da biblioteca e dos nossos usuários com relação aos games que estão sendo realizados semanalmente. E tradicionalmente também vamos realizar o nosso Sarau Cultural onde todos têm espaço para apresentar seus talentos e deixar fluir arte, cultura, entretenimento, leitura, literatura e muita alegria”, afirmou a bibliotecária Thalita Franco Dutra.

Lugar de proximidade

O Sarau Cultural, que tradicionalmente conta com participação ativa e muito positiva de servidores e alunos do câmpus, este ano também chega com um sentimento novo: a possibilidade de vivenciar o importante evento após dois anos de interrupção pela pandemia que forçou todos ao distanciamento físico. Thalita explica que essa retomada foi o que motivou o tema da II Semana Nacional organizada pelo SIB/IFG - Biblioteca como lugar de proximidade, convivência e formação: portas com infinitas possibilidades. “Esse evento vem com o objetivo de trazer de volta nossos usuários para nossas bibliotecas, para que eles possam voltar a ocupar um espaço que é deles. Toda programação foi pensada no intuito de mostrar mesmo a biblioteca como esse espaço de encontro, proximidade, convivência para além do estudo, pesquisa, formação e leitura”, acrescenta Thalita.

A programação geral da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca pode ser conferida no link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/7c4e7de9-d28a-4e16-b702-e73b6cecaf67/inscricao

A programação local do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia terá as seguintes atividades:

• Dia 26/10

das 13 às 15 horas

Sarau Cultural

- Inscrições de 10 a 21 de outubro na Biblioteca

- Premiação dos jogos literários

• Dia 27/10

Roda de conversa: “Educação financeira para servidores públicos”

Palestrante: Rodrigo Arantes (Contador e educador financeiro / Servidor técnico administrativo na Coordenação de Gestão Orçamentária e Financeira do IFG Aparecida)

Público-alvo: servidores do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia

Lançamento de livros de Vera Maria Tietzmann Silva