Igualdade

IFG Aparecida prepara implantação do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 10h00

O NEABI do Câmpus Aparecida de Goiânia é fruto de Projeto de Ensino pelo Programa de Apoio à Produtividade e Pesquisa do IFG

Reunião de integrantes do projeto de ensino para implantação do NEABI no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, com presença da professora Dra. Cristiane Maria Ribeiro (IF Goiano - Câmpus Urutaí), que é uma das organizadoras do livro "Educação para as relações étnico-raciais: alicerces para a luta antirracista na educação básica"

Será implantado este ano no Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) o Núcleo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero (NEABI). Com o objetivo de propor, incentivar e fomentar os estudos relacionados às questões raciais e de gênero no âmbito do câmpus e de promover atividades de extensão à comunidade do município, a iniciativa é fruto de Projeto de Ensino pelo Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa, aprovado pelo edital n 42/2022 - PROAPP/IFG. A equipe do Núcleo já está formada e trabalhando para formalizar sua implantação.

Integram o projeto do NEABI, seis servidores do IFG Aparecida e uma estudante (confira os nomes ao final do texto). Eles tiveram duas reuniões no ano de 2022: a primeira para apresentações e para tratar de expectativas sobre o trabalho a ser realizado e a segunda para um diálogo com a professora Dra. Cristiane Maria Ribeiro, do IF Goiano - Câmpus Urutaí. A professora é uma das organizadoras do livro Educação para as relações étnico-raciais: alicerces para a luta antirracista na educação básica (2001) e falou sobre sua experiência de atuação em NEABIs no IF Goiano, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela destacou os desafios da criação e implementação do NEABI no Câmpus Urutaí do IF Goiano e parabenizou os pesquisadores pela proposta de realizar trabalho nesse sentido no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A professora Cristiane falou dos enfrentamentos que uma proposta como essa exige, ressaltando a necessidade do envolvimento de toda a Instituição, não apenas para dar visibilidade às pautas do Núcleo, mas também para integrar discentes e docentes a elas.

Avanço

O projeto do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia chama a atenção para a implementação da Lei 12.711/12, que instituiu há 11 anos a política de cotas raciais no Brasil. “Embora tenha sido questionada em vários aspectos, a adoção desta lei mostrou-se como uma das mais potentes ações afirmativas já executadas neste país, tornando-se objeto de estudo, nas principais instituições públicas brasileiras”, destaca o documento.

O coordenador do projeto, professor Wellington Cardoso de Oliveira, comenta que a partir da implementação da Lei de Cotas, as questões raciais têm alcançado cada vez mais espaço nas ações de pesquisa e de extensão, com o surgimento de núcleos de estudos em universidades públicas. Ele considera que a proposta de criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero representa um ganho para toda comunidade negra do IFG em todos os níveis e para todos aqueles que se interessam pelo estudo da temática étnico-racial.

“A criação do NEABI reforça o compromisso da instituição, em especial do câmpus, em garantir que temas relacionados a educação étnico racial sejam pesquisados, trabalhados e promovidos em diferentes frentes no câmpus e também na cidade de Aparecida de Goiânia”, destaca o professor Wellington. A expectativa, segundo ele, é que toda comunidade tenham esse espaço como referência, explicando que a presença do NEABI é a garantia de fortalecimento das ações de inclusão da população negra nas atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão em nosso campus. “Os trabalhos estão a todo vapor e esperamos que em setembro tenhamos concluído toda etapa burocrática para inauguração do NEABI Aparecida”, afirmou.

Equipe do projeto de ensino para implantação do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia:

• Dr. Wellington Cardoso de Oliveira – Coordenador do Projeto
  • Intérprete de Libras Cátia Dias Marques – Téc. Administrativa Pesquisadora