Extensão

Estudantes do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário fazem visita técnica a cooperativa em Bela Vista de Goiás

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 19h50 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 19h50

A visita à Cooperbelgo foi feita no sábado, dia 14, e favorece a aquisição de conhecimentos sobre a prática de funcionamento de cooperativas e de políticas públicas de economia solidária

Estudantes do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia fizeram no último sábado, dia 14 de setembro, uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo). A entidade foi fundada em 1971 por produtores de leite do município para fazer a comercialização conjunta do que era produzido na região. O curso faz parte do Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul (Ipê).

Participaram da visita aproximadamente 25 alunos do curso e os professores Elisângela Tavares da Silva, Giovani Vilmar Comerlatto e Gláucia Rosalina Machado Vieira, que é também gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, setor responsável pelo andamento do curso no câmpus. A analista do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO), Jéssica Ferreira, acompanhou o grupo na visita, representando a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), entidade parceira do IFG Aparecida na realização do curso.

O grupo visitante foi recepcionado pela diretora administrativa da Cooperbelgo, Caroline Paixão do Amaral. Os estudantes e professores conheceram a cooperativa em um vídeo e também na visita in loco. Eles estiveram na casa agropecuária e no supermercado da cooperativa. Receberam também informações sobre outros setores do empreendimento, como posto de combustível, laticínio e fábrica de ração, por exemplo.

“A ideia é aproximar os estudantes, que já estão mais recebendo a parte teórica, da realidade prática. A visita foi importante para maior compreensão sobre como funciona uma cooperativa”, afirmou a professora Gláucia Rosalina Vieira. Os estudantes e demais visitantes receberam também um lanche, com iogurte produzido pela Cooperbelgo.

Álbum de fotos da visita técnica

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia