Gestão

Reitora e pró-reitores do IFG têm dia de reuniões em Aparecida, pelo projeto Reitoria nos Câmpus

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 14h08 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 14h42

Os diálogos dos gestores foram iniciados pela manhã com estudantes do ensino médio técnico e seguem até a noite envolvendo toda a comunidade acadêmica

Reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos irigon, pró-reitores do IFG e diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, com estudantes do ensino médio técnico após a primeira reunião do dia no IFG Aparecida

O Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) está recebendo nesta terça-feira, 17 de setembro, o projeto Reitoria nos Câmpus, uma ação que tem o objetivo de promover o diálogo entre os dirigentes da Reitoria do IFG e a comunidade acadêmica para uma gestão mais democrática e participativa. A reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, e pró-reitores estão dialogando, em agenda que preenche os três turnos, com estudantes e servidores sobre demandas e dúvidas da comunidade acadêmica.

Estão participando das conversas, além da reitora Oneida, o diretor-executivo Tauã Carvalho de Assis; a pró-reitora de Ensino, Maria Valeska Lopes Viana; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; o pró-reitor de Administração, Diego Silva Xavier; o pró-reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Pereira de Souza Rosa; e o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Wanderley Azevedo de Brito. O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, recepcionou os gestores institucionais e faz a abertura dos diálogos, que estão contando também com participação do chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, Marcos Flávio Mércio de Oliveira; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Rosalina Machado Vieira; e o coordenador de Gestão Orçamentária e Financeira, Rodrigo de Souza Arantes, que está representando a gerente de Administração, Raíssa Régis da Silva. Participaram de alguns dos encontros do dia, representantes da FUNCERN, a Fundação de Apoio do IFG.

Aproximação

A programação de reuniões no IFG Aparecida foi iniciada na quadra de esportes, com uma conversa dos gestores com estudantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Edificações e Química. Após uma apresentação da reitora e dos pró-reitores e uma explicação sobre o trabalho desempenhado por eles em suas respectivas áreas de atuação, o microfone foi aberto para manifestação dos estudantes. “Nossa proposta é escutar vocês e dizer o que a Reitoria pode fazer sobre a realidade e as necessidades do câmpus”, afirmou a reitora Oneida Irigon. “A Reitoria tem suas atribuições, o câmpus também tem suas atribuições e, juntos, nós fazemos a gestão da instituição”, completou.

Oneida manifestou estar muito feliz por estar com os estudantes e destacou a importância de momentos de aproximação. Os estudantes falaram sobre questões pontuais relacionadas à área de infraestrutura (como bebedouros e banheiros), equipamentos de informática, climatização, benefícios e certificação. Os procedimentos que estão sendo tomados sobre cada questionamento foram informados pelos pró-reitores e pelos gestores locais das áreas específicas. Os estudantes também elogiaram a qualidade das aulas. O diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende agradeceu a todos por suas manifestações e destacou que os gestores do câmpus estão sempre de portas abertas para o diálogo.

O segundo momento da agenda, foi uma reunião da reitora e dos pró-reitores do IFG com gestores do Câmpus Aparecida de Goiânia. Na oportunidade, eles conversaram sobre questões orçamentárias e o sobre o andamento de projetos em diferentes áreas. Para os períodos vespertino e noturno, a programação compreende reuniões com docentes e técnicos administrativos, com centros acadêmicos e com o grêmio estudantil, com estudantes e coordenadores dos cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alimentos e em Modelagem do Vestuário, e com estudantes e coordenadores dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Pedagogia Bilíngue.

O Câmpus Aparecida de Goiânia é o segundo a ser visitado este ano pelo projeto Reitoria nos Câmpus. A reitora Oneida Irigon declarou que a expectativa é poder visitar todos os 14 câmpus do IFG até o final do ano.

Álbum de fotos das reuniões no Câmpus Aparecida de Goiânia

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia