Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Capacitação

IFG inicia curso de Procedimentos Correcionais e Processos Administrativos Disciplinares

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2024, 19h04 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2024, 19h05

A abertura do curso para servidores, que vai até o dia 6, teve a presença da reitora que fez o lançamento de uma cartilha

Capa da cartilha com orientações sobre manifestações, por meio do FalaBR, que foi lançada na manha de hoje, 2, pela reitora do IFG
Capa da cartilha com orientações sobre manifestações, por meio do FalaBR, que foi lançada na manha de hoje, 2, pela reitora do IFG

Com o objetivo de capacitar servidores públicos federais para atuarem nos procedimentos investigativos e processos acusatórios relativamente a apuração de ilícitos disciplinares, de acordo com o Regime Disciplinar previsto na Lei n° 8.112/90, teve início da manhã desta segunda-feira, dia 2, no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG) o curso de Procedimentos Correcionais e Processos Administrativos Disciplinares. A reitora Oneida Cristina participou da abertura e lançou a “Cartilha Simplificada de Orientação ao Manifestante – FalaBR”.

“Este momento reafirma o compromisso do Instituto Federal de Goiás com a formação contínua de seus servidores”, assegurando que estejam capacitados para o exercício das atividades correcionais no âmbito do IFG e as relacionadas aos processos administrativos disciplinares, sempre norteados pelas normas e ritos legais, ressaltou a Reitora do IFG. Também participaram da abertura Suzana Kroehling, superintendente regional da Controladoria Geral da União (CGU) em Goiás e Reonauto da Silva Souza Júnior, Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, que ministrará o curso.

Organizado pela Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, a partir de uma demanda da Coordenação de Avaliação e Correição e do Gabinete da Reitoria, o curso vai até o dia 6 de dezembro, presencialmente na Reitoria, e a carga horária será de 40 horas. Há previsão de uma segunda turma para o mês de março de 2025. Os servidores que estão participando do curso foram indicados pelas diretorias-gerais e pelas pró-reitorias conforme solicitado pelo Gabinete em um memorando-circular. A intenção é que esses servidores, após a capacitação, atuem nas comissões de investigação preliminar sumária (IPS) e processo administrativo disciplinar (PAD).

Durante o curso, os participantes aprenderão sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal; o Direito Disciplinar – legislação, princípios, dever de apurar e responsabilização jurídica; a Responsabilidade Disciplinar – requisitos, abrangência subjetiva e objetiva; os Procedimentos Investigativos e Acusatórios – Investigação Preliminar Sumária, Sindicância Investigativa e Sindicância Patrimonial, Sindicância Acusatória e Processo Administrativo Disciplinar; o Processo Administrativo Disciplinar – fases, comunicações processuais, enquadramentos legais, penalidades, dosimetria e Relatório Final; o Processo Administrativo Disciplinar rito sumário - Acumulação ilegal, Abandono de cargo e Inassiduidade habitual; Prescrição; Nulidades; e sobre o Tratamento de dados: Lei de Acesso à Informação e Lei  Geral de Proteção de Dados.

 

CAC

A Coordenação de Avaliação e Correição (CAC) do IFG, vinculada diretamente ao dirigente máximo da Instituição, é o setor responsável por gerenciar, aprimorar, conduzir e acompanhar os Processos Administrativos Disciplinares (PADS), Sindicâncias (SI), Investigações Preliminares Sumárias (IPS) e procedimentos correlatos, contribuindo para apuração de irregularidades funcionais relativas aos servidores e discentes. Dentre suas atribuições está a sugestão de membros para comporem as comissões de processos sindicantes e administrativos disciplinares. Todas as informações sobre a CAC estão disponíveis aqui. Importante informar que o Canal de Comunicação para recebimento de qualquer tipo de manifestação, independentemente de ser uma denúncia, é a Ouvidoria do IFG, por meio da plataforma FalaBR.

 

Cartilha

A “Cartilha Simplificada de Orientação ao de Orientação ao Manifestante – FalaBR: Como faço para denunciar uma irregularidade?”, lançada pela reitora do IFG hoje pela manhã, tem por objetivo ser um documento institucional para orientar a comunidade do Instituto Federal de Goiás (IFG) sobre o Canal de Denúncias, a Ouvidoria, indicando os requisitos mínimos que devem constar nas manifestações, de forma a garantir maior efetividade nos procedimentos de apuração de possíveis irregularidades no âmbito da Instituição.

 

Na cartilha há informações sobre como se deve realizar a formalização de denúncias, sobre o processo de apuração, as respostas às dúvidas mais comuns, entre outros tópicos de interesse da comunidade acadêmica da Instituição.

 

Acesse a cartilha clicando aqui. 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página