Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inclusão

Projeto de sinalização multilíngue do IFG Aparecida será apresentado em evento do Instituto Federal de Brasília

Criado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 13h13 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 22h57

O projeto está sendo desenvolvido por alunos do Ensino Médio Técnico, coordenados pela professora Rejane Gonçalves

Tiago Javera, professora Rejane Gonçalves e Ana Júlia Carvalho participam do I EPLT do IFB nesta sexta-feira e no sábado
Tiago Javera, professora Rejane Gonçalves e Ana Júlia Carvalho participam do I EPLT do IFB nesta sexta-feira e no sábado

Projeto de pesquisa sobre mapeamento e sinalização visual multilíngue do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG será apresentado no I Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias, nesta sexta-feira e no sábado, dias 6 e 7, no Instituto Federal de Brasília (IFB). O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Ana Júlia Carvalho Alves e Tiago Javera de Sousa, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações e em Agroindústria, respectivamente, sob coordenação da professora Rejane Gonçalves, que ministra a disciplina de Língua Inglesa.

A proposta prevê a sinalização de todos os departamentos do câmpus em quatro idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Libras. A ideia do projeto surgiu quando a professora Rejane acompanhou estudantes e professores estrangeiros no Câmpus Aparecida de Goiânia. “Nós sentimos a necessidade de mais sinalização, tanto para orientar em português como para estimular os alunos do IFG a aprender outros idiomas”, explica a professora.

Para concretização da ideia, a professora utilizou como suporte teórico para o projeto de pesquisa com Ana Júlia e Tiago conceitos de “paisagens linguísticas”, que são as formas ou modos de comunicação disponíveis em determinado espaço e que envolvem questões não apenas geográficas, mas também sociais, culturais e outras. O projeto de pesquisa dos alunos do IFG Aparecida de Goiânia vai tratar da influência dessas paisagens na aprendizagem de línguas. Para os estudantes, expor esse trabalho no evento do IFB será uma situação enriquecedora. “É uma grande oportunidade poder falar nesse Encontro sobre esse projeto que nós desenvolvemos no Ensino Médio”, comenta Ana Júlia.

 

Aprimoramento e colaboração

A professora Rejane Gonçalves informa que está sendo também avaliada a possibilidade de o trabalho abranger a inclusão das quatro línguas no aplicativo IFG Mobile, o que possibilitará a tradução simultânea da sinalização por meio do QR Code, um código impresso que é escaneado pela câmera fotográfica do aparelho celular para a decodificação da mensagem. Ela destaca que o projeto tem a colaboração de outros professores, alunos e servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Goiás.

O I Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias do IFB vai reunir professores e estudantes de nível médio, técnico e superior de todo o País. Entre os objetivos do evento estão o compartilhamento de experiências sobre processo de ensino-aprendizagem de línguas, o incentivo à divulgação de pesquisas e a troca de ideias, diálogos, parcerias e colaborações entre docentes e discentes de línguas.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página