Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
IV SEEC

Visita técnica inédita integra a IV Semana de Edificações e Engenharia Civil do IFG Aparecida

Criado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 18h23 | Última atualização em Quinta, 02 de Agosto de 2018, 09h17

Uma novidade do mercado da construção civil, a laje subpressão foi o tema de uma palestra e da visita guiada

imagem sem descrição.

Durante a IV Semana de Edificações e Engenharia Civil (SEEC) do IFG Aparecida de Goiânia os estudantes da área de construção civil tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica única. Na quarta-feira, 27/06, os alunos de nível médio e de bacharelado se juntaram para conhecer as duas primeiras obras de Laje Subpressão realizadas na cidade de Goiânia/GO.

A visita foi oportunizada pelo Engenheiro Carlos Mendes, da Mendes Lima Engenharia, que é o consultor destas obras de Goiânia - primeiras a utilizarem o modelo de Laje Subpressão em Goiânia -, e que também foi o executor da primeira Laje Subpressão de Brasília/DF. A atividade foi acompanhada pelas professoras Lorrayne Correia e Silvana Rodrigues.

A obra visitada pelos 18 alunos do Instituto Federal de Goiás foi a de um edifício chamado Lumina Marista, cujo projeto contém 31 pavimentos e 2.227,20 m2 de área em construção. A empresa responsável é a Sousa Andrade Construtora, com a consultoria da Mendes Lima.

Segundo a professora Lorrayne, esta foi uma oportunidade extremamente rica para a formação acadêmica dos discentes do IFG Aparecida, principalmente pelo seu conteúdo inovador e inédito. Sobre isso a professora de Engenharia Civil comenta: “Uma nova exigência do mercado da construção civil é termos obras amigas do meio ambiente, que, entre outras exigências, não podem mais fazer o rebaixamento do lençol freático. Então, para mantermos os subsolos estanques foi que surgiu a novidade que hoje foi apresentada aos nossos alunos, que é esta Laje Subpressão.”

Segundo a Lorrayne, a visita foi uma complementação da palestra que o próprio Carlos Mendes ministrou para nossos alunos, no dia 26/06, durante a IV SEEC. O Engenheiro esteve no IFG e falou sobre “Obras em subsolo abaixo do lençol freático”. A ideia era dar o gancho para que os alunos percebessem como esta nova técnica, na prática, pode ser eficaz.

Além de Carlos Mendes, outro agente que enriqueceu o contato dos estudantes com o canteiro de obras foi a pessoa responsável por guiar a turma de alunos. O tecnólogo Rogério Junio é o responsável técnico da obra do Lumina Marista e também é aluno do 5º período do curso de Engenharia Civil do Câmpus Aparecida de Goiânia, portanto, colega de formação de seus guiados.

Durante a visita, além do edifício Lumina Marista, da Sousa Andrade Construtora, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer também a laje subpressão do edifício Sinfonia Ecodesign, da Loft Construtora, que é outro edifício em fase inicial de construção.

 

Veja as fotos da visita.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

 

Fim do conteúdo da página