Divulgação Científica

IFG Anápolis lança campanha “Juntos pela pesquisa”

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 11h58 | Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 14h14

A iniciativa tem o propósito de divulgar a trajetória institucional dos sete grupos de pesquisa do câmpus

A Coordenação de Comunicação Social do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Anápolis inicia nesta terça-feira, 21, a campanha “Juntos pela pesquisa” cujo objetivo é divulgar o trabalho que tem sido desenvolvido pelos sete grupos de pesquisa que estão em atividade na unidade de ensino atualmente. A partir de hoje, sempre às terças e quintas, uma reportagem especial sobre cada grupo será divulgada no site institucional e um vídeo com o resumo de cada matéria será veiculado nas redes sociais oficiais do câmpus no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. O material informativo também ficará disponível para reprodução por meio do aplicativo WhatsApp.

O IFG possui, desde outubro de 2020, uma página eletrônica denominada “IFG Produz” que agrega informações detalhadas sobre o desenvolvimento da pesquisa na Instituição. Conforme conceitua essa plataforma, grupos de pesquisas são espaços que reúnem pesquisadores interessados numa temática comum, bem delimitada, e que desenvolvem diferentes programas e projetos de estudo, pesquisa e desenvolvimento dentro dessa mesma temática. A finalidade de um grupo de pesquisa é gerar conhecimentos básicos e aplicados de forma contínua, de modo a contribuir com os diferentes segmentos da sociedade.

O gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFG Anápolis, professor Jacques Elias de Carvalho, complementa que a atividade fundamental de um grupo de pesquisa é a construção do diálogo entre pesquisadores visando à produção de projetos de caráter científico, filosófico, tecnológico, artístico, cultural, didático-pedagógico e de interação com a sociedade. “O grupo de pesquisa propicia a sistematização de estudos, estimula a convergência entre ensino, pesquisa e extensão, favorece a publicação de resultados e aprimora a formação de recursos humanos nas diversas áreas do conhecimento”, afirma o gestor.

O professor Jacques assinala ainda que os grupos de pesquisa são muito estratégicos para a construção da política de pesquisa do IFG e também para a criação de redes temáticas com outras instituições. “O grupo aprimora o debate, tornando-o mais democrático e coletivo. Facilita também a divulgação da produção científica dos nossos servidores e tem um papel muito importante para a iniciação científica dos nossos alunos”.

Cada grupo de pesquisa possui um líder, um vice-líder, pesquisadores e colaboradores. Estudantes, servidores docentes e técnicos do IFG podem fazer parte dos grupos constituídos desde que atendidos os requisitos para isso, tais como bom desempenho acadêmico, trabalho de orientação de pesquisa e disponibilidade de tempo para a dedicação aos trabalhos e reuniões. O grupo deve possuir no mínimo duas pessoas e no máximo dez membros pesquisadores e deve abranger estudos de ao menos uma até dez linhas de pesquisa. Deve possuir pesquisadores com título de doutor e possuir pelo menos um integrante estudante.

OS SETE GRUPOS DO CÂMPUS

No IFG Anápolis, o primeiro grupo foi criado em 2013, ou seja, aproximadamente três anos após a implantação do instituto federal na cidade, que ocorreu em junho de 2010. Atualmente há sete grupos no câmpus, com atuação em diversas áreas, como pode ser observado na tabela a seguir:

Grupos de Pesquisa – IFG Anápolis

GRUPO

Área CAPES

NECULT - Núcleo de estudos de Cultura, Linguagens e suas tecnologias

INTERDISCIPLINAR

2014

NUPEDEA - Núcleo de pesquisas e estudos na formação docente e educação ambiental

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

2017

PANECÁSTICA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica