Alunos do IFG Anápolis organizam instalação geográfica sobre regimes de repressão da América Latina
Os trabalhos em forma de imagens, áudios e textos estão expostos na Biblioteca Clarice Lispector

“O legado da carne: reprodução e dor na América Latina” é o tema de uma instalação geográfica que estará acessível à visitação entre os dias 14 e 31 de março de 2025 na Biblioteca Clarice Lispector, do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. A exposição é o resultado de um trabalho desenvolvido por mais de dois meses pelos alunos dos segundos anos do ensino médio em tempo integral do câmpus, sob coordenação do professor de Geografia Sandro Safadi.
O docente explica que, durante o período de pesquisa, os estudantes reuniram imagens, áudios e textos que tratam da história de regimes de repressão vivenciados em dez países da América Latina, incluindo o Brasil, na segunda metade do século XX. “Espero que essa instalação sirva para que a gente nunca esqueça desse período de repressão, censura, tortura, medo, dor e morte”, aponta o coordenador do trabalho.
A instalação geográfica apresenta áudios que remetem a torturas, canções da época, imagens organizadas em forma de uma linha de tempo e textos elaborados pelos próprios alunos. A professora de Artes Elza Gabriela Godinho Miranda também colaborou com os trabalhos. O termo “instalação geográfica” refere-se a uma metodologia criativa de representação de conteúdo ministrado em sala de aula.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis
Redes Sociais