Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Ação educativa

Câmpus Anápolis participa da campanha Setembro Amarelo

Criado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h26 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 11h40

O objetivo é conscientizar alunos e servidores sobre a prevenção do suicídio

imagem sem descrição.

A comunidade acadêmica do Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) vivencia a partir da segunda semana do corrente mês a campanha Setembro Amarelo, que aborda estratégias de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Na programação, estão incluídas atividades como rodas de conversa e Cine Debate. O trabalho será conduzido pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente em parceria com o Centro Acadêmico Luana Barbosa, do curso de licenciatura em Ciências Sociais, ao longo de três semanas de setembro.

"O objetivo é promover um ambiente de discussão, fala e esclarecimentos, promovendo assim a prevenção do suicídio. Essa iniciativa é fundamental na nossa escola, na medida em que o assunto ainda é um tabu, no entanto, é uma situação velada e recorrente entre nossos estudantes", esclarece uma das organizadoras da campanha, a psicóloga Bárbara Rodrigues de Sousa.

Está agendada para quinta-feira, 14, o dia D para que alunos e servidores do câmpus usem vestes amarelas em referência à iniciativa. Na última segunda-feira, caixas pequenas de cor amarela foram colocadas em pontos estratégicos de circulação de pessoas no IFG para que, anonimamente ou não, sejam depositadas dúvidas acerca do tema. Na primeira semana a proposta é divulgar e sensibilizar toda a comunidade acadêmica para a campanha por meio das redes sociais e visitas em sala de aula com o objetivo de falar sobre o projeto e estimular o uso das caixas amarelas espalhadas pelo IFG. Na segunda semana, haverá um Cine Debate, com apresentação de um filme sobre a temática do suicídio e, após a exibição, haverá uma mesa de discussão. Na terceira semana, serão promovidas duas rodas de conversa em dois horários, às 15h30 e às 20 horas. Em breve, serão divulgadas as datas das atividades das duas últimas semanas.

O Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 e foi idealizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa em vinculação ao dia 10 do mesmo mês, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Saiba mais sobre essa campanha nacional: www.setembroamarelo.org.br

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

 

 

Fim do conteúdo da página