Atletas da Escolinha de Karatê do Câmpus Anápolis são premiados em campeonato internacional

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h14 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 07h34

Evento realizado em Brasília na semana passada reuniu atletas de 15 países

Os dois atletas premiados e o professor Antônio

Dois alunos de karatê que têm necessidades especiais – um jovem e uma criança – e que participam do programa de extensão “No Círculo da Vida: alfabetização, esportes e fábulas na formação de valores e inclusão social, o despertar dos sonhos”, do Câmpus Anápolis, foram premiados no 25º Campeonato Brasileiro Interestilos da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos e Open Internacional de Karatê, disputados em Brasília de 6 a 9 de setembro. Os eventos reuniram atletas de todo o Brasil e mais 20 países, sendo que havia apenas três jovens com necessidades especiais dentre todos os atletas.

Os atletas premiados vivem na comunidade Vale das Laranjeiras e são alunos do professor Antônio Alcebíades, faixa preta em karatê, que ministra aulas dentro do programa de extensão, que é coordenado pelo professor Alessandro Oliveira, gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Câmpus Anápolis.

Parceria

“O programa é resultado de parceria do IFG com vários sujeitos e entidades”, esclarece Alessandro. Uma dessas entidades é a Associação Amor ao Próximo, dirigida por Warley Ribeiro e Mislaine Ribeiro, que desenvolve importante trabalho de combate a situações de vulnerabilidade social no entorno do Câmpus Anápolis.

“O trabalho se iniciou com ações de ordem assistencial emergenciais e hoje se destaca em processos relevantes de esporte-educação” – acentua o coordenador. “Um exemplo dessa relevância é evidenciado pelas premiações conquistadas em âmbitos municipal, estadual e agora internacional” pontua. Mas Alessandro ainda destaca que chamam a atenção dos que trabalham no projeto as grandes transformações na postura educativa das crianças e jovens que dele participam, que se tornaram mais amáveis e cuidadosos em suas relações.

A parceria entre o IFG Anápolis e a Associação Amor ao Próximo completa dois anos em outubro e segundo o professor Alessandro “essa união é essencial quando se deseja maior interação com a comunidade. O acesso à comunidade nem sempre é algo trivial, pois a confiança  não emerge de imediato. Assim, os lideres sociais são os protagonistas das ações bem sucedidas. Neste caso, em específico, a Associação Amor ao próximo realiza um excelente trabalho na região e conosco  no IFG. Com esta parceria, conquistamos juntos uma força de transformação na qual temos conseguido mudar as realidades das crianças e em breve esperamos mudar a dos pais”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis