9ª OBG

Câmpus Águas Lindas conquista medalha de prata na 9ª Olimpíada Brasileira GeoBrasil

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 13h26 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 13h04

A preparação para a prova deste ano foi feita por meio de um projeto de ensino coordenado por docentes da área de Geografia

O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) conquistou mais uma medalha na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Em sua nona edição, os estudantes levaram a medalha de prata na fase estadual. A preparação para a prova deste ano foi realizada no âmbito do projeto de ensino “Olimpíada Brasileira de Geografia: Um trabalho interdisciplinar na preparação e execução da prova”, coordenado pelos docentes da área de Geografia, Flávia Aparecida Vieira de Araújo e Rafael de Melo Monteiro, no período de 6 de março a 28 de agosto.

A Olimpíada se desdobra em duas partes: a etapa online, a nível estadual, composta de três fases; e a etapa presencial, a nível nacional, com equipes classificadas por estados.

Os docentes orientaram cinco equipes e todas as provas foram resolvidas de forma conjunta. A professora Flávia explica que eventos dessa natureza primam pela competição, mas que o objetivo da OBG é criar um espaço de colaboração e difusão de boas práticas de ensino. “A realização da OBG no câmpus, em formato de projeto de ensinou, possibilitou a resolução de questões com temáticas atuais e problemas socioambientais. Assim, os estudantes entenderam que a Geografia é uma ciência fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea”, destaca.

Cada equipe foi formada por três estudantes, sendo: “GeoDivas”, formada por Geovanna Camargo, Jordanna Aparecida Alves e Milena de Andrade; “GeoGlis”, com os estudantes Carlos Eduardo dos Santos, Dhenny Lima e Maria Luana Santos; “GeoGoiana”, formada por Gabriel dos Santos, Pedro Henrique Carvalho e Weverson Alves; “GeoJuízas”, com as estudantes Jordana Oliveira Silva, Maria Eduarda Fonseca e Maria Luísa Barros; e “GeoLindenses”, formada por Bruno Souza Alencar, José Leandro Ferreira e Wendell Pereira Plasto.

A primeira fase online ocorreu no período de 5 a 12 de agosto. A segunda fase nos dias 14 a 19 de agosto. Ao passo que a terceira fase foi realizada entre os dias 21 a 23 de agosto. O resultado final e a classificação das três primeiras fases foram publicados no dia 6 de setembro.

Os estudantes ficaram entusiasmados com a medalha de prata. “A Olimpíada foi muito mais do que só responder perguntas. Ela nos ensinou a trabalhar em equipe e nos reforçou o valor da cooperação. Foi uma experiência incrível”, declara Carlos Eduardo, da equipe GeoGlis.

“Estou muito feliz com a medalha de prata na Olimpíada de Geografia! Foi uma jornada muito interessante e produtiva mesmo ganhando, medalha de prata, ainda assim foi de extrema importância para o aprendizado e contato com outras pessoas”, afirma Geovanna, da equipe GeoDivas.

“Aprendemos e ampliamos os nossos conhecimentos, por isso, agradecemos a didática e atenção de todos os professores que se envolveram", afirma Pedro Henrique, da equipe GeoGoiana.

Esta foi a primeira participação da equipe GeoJuízas em olimpíadas, e apesar do medo inicial, Maria Eduarda diz que a experiência foi exitosa. "Pensávamos que seria algo bem difícil, mas ao decorrer do processo achamos muito divertido. Gostaríamos de agradecer aos professores, que colaboraram e ajudaram muito, não só o nosso grupo, mas todos os que participaram desta edição, declara.

“A medalha de prata na Olimpíada de Geografia foi uma grande experiência na minha vida acadêmica, ter essa oportunidade de participar junto com amigos foi gratificante e rendeu vários aprendizados. Estou feliz por ter tido essa experiência”, destaca Wendell, da equipe GeoLindenses.

A professora Flávia afirma que a medalha de prata é uma conquista das cinco equipes do Câmpus Águas Lindas. "Os estudantes são destaque e resistência em um contexto de poucos recursos para nosso câmpus. Por isso, é preciso valorizar e defender a educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pelos institutos federais em todas as regiões do país", destaca.

O professor Rafael de Melo Monteiro conta que foi muito interessante ver a motivação e o empenho das equipes. "É um momento de ajuda mútua e troca de conhecimentos entre os estudantes e os professores. A Olimpíada de Geografia se mostrou, mais uma vez, um instrumento de aprendizado e cooperação”, declara.

Os orientadores da equipe agradecem ainda aos professores que colaboraram na resolução de algumas questões da prova: Bruno Cesar Rodrigues Lima (área Matemática), Herick Soares de Santana (área Biologia), Leonardo Ramos da Silveira e Renato Welmer Veloso (área Engenharia Ambiental) e Patrícia Soares (UEMG/Campus Ituiutaba).

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas