Segurança é tema de reunião entre IFG e Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 19h10 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 15h06

Direção-Geral convoca alunos, pais e servidores para tratar da segurança em reunião-geral na próxima terça-feira, 14 de maio, às 19 horas, no Teatro Guaiá

As primeiras ações de segurança no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) após consulta à comunidade sobre suas propostas por meio de formulário disponibilizado no site, começam a ser colocadas em prática. Nesta quarta-feira, 8, o diretor-geral, professor Murilo de Assis Silva, acompanhado da gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, e do coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae), Alessandro Vidal, participaram de uma reunião com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na Prefeitura Municipal de Formosa.

A reunião com o GGIM, que representa órgãos de segurança pública e cidadania (Polícia Militar, OAB/Secção Formosa, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal, Exército e algumas secretarias municipais), foi necessária devido ao teor das propostas analisadas pela Direção do câmpus obtidas no formulário. Murilo diz que várias pessoas manifestaram demandas que se referem ao poder público municipal, como problemas de iluminação e buracos nas ruas.  Estas demandas foram informadas na reunião, assim como a preocupação com problemas com a segurança nas escolas.

Os três servidores solicitaram da equipe da Gestão Integrada a elaboração de um estudo técnico da segurança no Câmpus Formosa, abrangendo também as demais escolas públicas da cidade. O GGIM pode instituir câmaras técnicas para a realização de estudos sempre que necessário.

A parceria entre o IFG e o município foi reafirmada na reunião. Murilo relembrou que o câmpus contribuiu para a elaboração do Plano de Segurança Municipal, cedendo o servidor Alessandro Vidal para construir o plano e também ofertando o curso de formação da Guarda Municipal. Mas outros órgãos também estão participando do trabalho em conjunto. “A Polícia Militar já vem colaborando com uma espécie de ‘ronda’ escolar e tem outras estratégias em mente”, afirmou Murilo. “A presença da polícia no câmpus é para garantir a segurança de todos os que estão aqui. Eles são nossos parceiros”, garante a gerente de Administração.

“A nossa ideia de contar com o apoio do GGIM é ter a presença deles aqui dentro para nos apoiar no âmbito da segurança”, disse o diretor.

Formulário

O formulário sobre segurança foi elaborado pela Direção-Geral do Câmpus Formosa e ficou disponível para acesso de toda a comunidade no site do IFG local a, de 24 de abril a 5 de maio. O documento proporcionou apontamentos que devem nortear as ações de melhoria na segurança do câmpus.

Veja aqui o vídeo do Plano de Segurança de Formosa.

Veja aqui o vídeo do Curso de Formação da Guarda Municipal.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa