Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Evento

Conhecendo o IFG bate recorde de público

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h27 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 11h28

Segundo a Coordenação-Geral, mais de mil alunos visitaram o Câmpus Formosa nesta edição

imagem sem descrição.

Já pensou em fazer música com canos, construir guindaste com palitos de picolé ou qualquer material que você encontre por aí, testar se você é fera em conhecimentos gerais ou medir o nível do solo? Os alunos de escolas municipais e estaduais de Formosa e região estiveram na última sexta-feira, 7 de junho, durante todo o dia, no Instituto Federal de Goiás (IFG)/Câmpus Formosa participando do Conhecendo o IFG 2019  e constataram que este é o jeito diferente de se estudar no Câmpus, aliando a teoria à prática.

Após serem recepcionadas pela comissão de recepção, as escolas preencheram os espaços do Teatro Guaiá, entre idas e vindas do ônibus do Câmpus Formosa e dos cedidos pelos parceiros, Câmpus Valparaíso e Águas Lindas, e Prefeitura Municipal de Formosa. O teatro do Câmpus foi palco para apresentações musicais e de dança, organizadas pelo professor de Música, Vinícius Mauricio Queiróz da Silva. Sanfona, violão, saxofone, música pop, country, tudo isso deu início à jornada pelo IFG, monitorada pelos alunos do Câmpus, que atuavam como guias, levando grupos para conhecer laboratórios, biblioteca e sala temática e assistir a demonstrações nos laboratórios.

Atividades

O evento apresenta atividades interessantes aos estudantes. Segundo a aluna Júlia Faria Venâncio de Andrade, do Colégio Estadual Doutor José Balduíno de Souza Décio, os laboratórios de Engenharia Civil chamaram a atenção da garota. “Essa coisa de matemática, de conta, de construir, eu acho esse universo muito interessante. Pretendo fazer Engenharia Civil aqui”, declarou Júlia. 

E foi no Laboratório de Física e Matemática que os visitantes assistiram a uma explicação dos estudantes do IFG sobre o funcionamento do som. Em pedaços de canos coloridos entregues aos alunos, as notas musicais se distribuíam, de acordo com o tamanho dos canos, e formavam uma música ao bater os canos de modo ritmado.

Enquanto isso, o Campeonato de Construção de Guindaste, promovido pelo professor de Física, Daniel Ordine, com alunos de Engenharia Civil da disciplina de Física II, era apresentado no pátio. A atração chamava a atenção dos discentes pela forma como os guindastes foram construídos, com palitos de picolé, brinquedos, com pedaços de metais, papelão e outros materiais. “Achei que seria interessante sincronizar a atividade com o Conhecendo o IFG”, justificou o professor Daniel. Sobre o interesse dos visitantes no curso, o professor relatou que “os que já pensaram em fazer Engenharia, acho que se interessaram mais ainda”.Apresentações no Concurso de Guindastes atraem os visitantes

Na sexta visitaram mais de mil alunos dos 9ºs anos e 3ªs séries das escolas municipais e estaduais, de Formosa e do Distrito Federal, as municipais Auta Vidal, Escola Agrícola, Ediva Maria, Maria Lícia, Walda Miranda, Isabel Cristina; as estaduais Domingos de Jesus, Maria Angélica, Maestro Miguel Affiúne, Presidente Vargas e José Décio; e a distrital Cerâmicas Reunidas Dom Bosco.

O Conhecendo o IFG é um evento institucional que adquiriu um formato próprio no Câmpus Formosa. A cada ano mais estudantes participam do evento e mais escolas querem visitar o IF. A professora Milene Galvão Bueno, uma das coordenadoras, contou que na ficha de inscrição das escolas há um campo para observações e que, em uma delas, o responsável pela escola inscrita pediu para sua escola ser aceita, pois, conforme o responsável, nunca conseguiu participar e gostaria muito de levar seus alunos. A coordenadora justificou que não é possível atender a todos, devido à logística, mas que a equipe trabalha para melhorar a cada ano. 

 

Acesse aqui, o álbum de fotos Conhecendo o IFG no Facebook do Câmpus.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página