ENADE 2019

Engenharia Civil do Câmpus Formosa é conceito 4 no ENADE

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 09h57 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 20h56

Em termos de nota, o curso evoluiu de 2,97, em 2017, para 3,81 em 2019

Com apenas sete anos de funcionamento, o curso de Engenharia Civil do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) já colhe os frutos do trabalho realizado pela equipe de professores, servidores técnico-administrativos e também de alunos. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2019 avaliou o curso, que recebeu conceito 4, em uma escala de 1, para a menor nota, e 5, para a maior. O resultado foi divulgado na manhã de hoje, 20 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além do Câmpus Formosa, outros câmpus do IFG também alcançaram o conceito 4 no curso de Engenharia Civil, no ENADE 2019: o Câmpus Goiânia e o Câmpus Jataí. Os Câmpus Aparecida de Goiânia e Uruaçu obtiveram o conceito 3 em Engenharia Civil. Os demais cursos de graduação do Câmpus Formosa - Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - não foram avaliados no ENADE 2019.

A prova foi aplicada dia 24 de novembro de 2019 para os estudantes concluintes do curso de Engenharia Civil. A avaliação é composta de duas partes: 10 questões questões de formação geral e 30 questões de conhecimentos específicos. Em suma, a nota alcançada é obtida a partir da média ponderada entre a parte de formação geral, que corresponde a 25% da nota, e a de conhecimentos específicos, equivalente aos 75% restante. O ENADE é obrigatório para esses alunos e necessário para a obtenção do diploma.

"Todos os professores que atuam no curso têm o compromisso com a qualidade de nosso ensino, sempre objetivando a geração de profissionais de altíssima excelência. Nesse sentido, o resultado do ENADE é fruto do trabalho diário", declarou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Agno Alves Vieira. "Diante desse resultado, a Coordenação continuará trabalhando junto aos docentes e discentes para evoluirmos e, no próximo ENADE, alcançarmos a nota máxima", finalizou ele.

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes em competências, habilidades, conteúdos do curso necessários para a formação profissional, bem como o nível de conhecimento do aluno sobre a realidade brasileira e mundial. O ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que leva em conta ainda a Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional.

Acesse aqui o resultado do ENADE 2019.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa